Príncipe William recorreu à sua conta de Twitter para abordar os insultos dirigidos a alguns dos jogadores ingleses após a derrota frente a Itália na noite deste domingo, 11 de julho, no desempate por grandes penalidades, na final do Euro 2020. O jogo foi, curiosamente, disputado em Londres, no Reino Unido.
“Estou doente com os insultos racistas depois do jogo de domingo. É totalmente inaceitável que os jogadores tenham que suportar este comportamento detestável. Isto tem de acabar e todos os envolvidos devem prestar contas”, escreveu o duque de Cambridge, que é também o presidente da Football Association – a entidade que controla o futebol em Inglaterra (equivalente à Federação Portuguesa de Futebol em território nacional).
Marcus Rashford, Jadon Sancho e Bukayo Saka falharam os respetivos penáltis e foram os mais visados pelos adeptos ingleses.
Itália conquistou o seu segundo título de campeã europeia de futebol, 53 anos depois, sucedendo a Portugal, que venceu o Euro 2016.
Na noite deste domingo, a FA e Boris Johnson, o primeiro-ministro britânico, também lamentaram tal episódio. Por sua vez, a polícia de Londres disse estar “a investigar” as publicações “insultuosas e racistas”.
O futebol inglês tem sido flagelado há vários meses pelo racismo ‘online’ que visa os jogadores após a derrota ou desempenhos dececionantes nos respetivos clubes.
Texto: Ivan Silva; Fotos: Reuters
Siga a Revista VIP no Instagram