Há um novo livro sobre a família real britânica e desta vez o protagonista é príncipe William. “William At 40: The Making Of a Modern Monarch” (William aos 40: A criação de um monarca moderno) já está a fazer “correr muita tinta” com a divulgação de revelações bombásticas. A obra de Robert Jobson revela aspetos íntimos da vida do duque de Cambridge, alguns menos simpáticos.
Robert Jobson descreve a rivalidade que William tem com o pai, o príncipe Carlos, que é o herdeiro número um ao trono britânico. Além disso, afirma que William chegou a sentir “vergonha” da mãe, a princesa Diana.
De acordo com o livro, o príncipe Harry não é o único que entra em confronto com o pai. William, o segundo na linha de sucessão ao trono, não respeita a hierarquia de cargos, que coloca o pai em primeiro lugar. Além disso, William “tem pavio muito curto”, dado ter um caráter impulsivo e imprevisível. “O resultado é que Carlos tende a agir com cuidado ao lidar com o seu herdeiro”, afirma a biografia.
“O seu temperamento explosivo pode explodir a qualquer momento, geralmente quando está frustado ou quando se trata de problemas relacionados com a família”, conta, ainda, a obra, que garante que os membros mais próximos do príncipe têm o cuidado de avaliar o estado de espírito de William antes de colocarem em cima da mesa questões mais problemáticas.
O livro, que será lançado pela ocasião dos 40 anos de William, conta ainda um episódio em que o filho mais velho da princesa Diana não escondeu em público sentir “vergonha” da mãe. Aconteceu quando o príncipe era criança e a família real britânica vivia o escândalo do divórcio do príncipe Carlos e lady Di. Durante um jantar, com a presença de jornalistas, a filha de Bel Mooney diz a William que sentia que os pais causavam constrangimentos. William não mediu as palavras nem a ocasião e atirou: “O pai não me envergonha, mas a mãe sim”.
A verdade é que William tem um amor sem limites pela mãe. Contudo, na altura estava particularmente afetado pelo escândalo do divórcio e particularmente pela entrevista bombástica de Ladi Di, em que a princesa do povo confirmou, perante o Mundo inteiro, que era traída. Quando o divórcio terminou e percebeu que a mãe estava muito afetada porque perderia para sempre o título real, William redimiu-se das declarações. “Não te preocupes, mamã. Devolvo-te o título quando for rei”.
“William At 40: The Making Of A Modern Monarch” conta ainda que William era o preferido da rainha-mãe e que isso deixou Harry frustado.
Texto: Ricardina Batista; Fotos: Reuters
Siga a Revista VIP no Instagram