Príncipe Filipe
Rainha Isabel II "quebra" tradição real no funeral do marido

Realeza

A rainha Isabel II está disposta a pôr de parte as tradições da realeza britânica durante as cerimónias fúnebres do príncipe Filipe, que morreu no dia 9 de abril.

Qui, 15/04/2021 - 21:30

A rainha Isabel II está disposta a pôr de parte as tradições da realeza britânica durante as cerimónias fúnebres do príncipe Filipe de Edimburgo, que morreu no dia 9 de abril, aos 99 anos.

Por norma, os homens da Casa Real usam os uniformes militares nas cerimónias fúnebres, pelo que era esperado que o mesmo acontecesse no funeral do duque de Edimburgo, que acontece no próximo sábado, 17 de abril. Mas, segundo avança a imprensa britânica, a monarca vai abrir uma exceção.

A revista Hello! avança que Isabel II vai dar permissão para que o príncipe Carlos e o príncipe William usem fatos civis. Esta decisão poderá ter sido tomada pelo facto de o príncipe André e o príncipe Harry já não poderem utilizar os uniformes militares, uma vez que abandonaram os deveres reais o ano passado.

Esta decisão da rainha Isabel II, no entanto, só será confirmada no dia do funeral do príncipe consorte do Reino Unido. 

Note-se ainda que o príncipe Harry regressou ao Reino Unido no sábado, 10 de abril, para se poder despedir do avô. O duque de Sussex não pisava terras de Sua Majestade desde março do ano passado, altura em que, juntamente com Meghan Markle, cumpriram os últimos atos oficiais enquanto membros seniores da Casa Real. Pode ver aqui a homenagem que Harry prestou ao avô. 

Texto: Mafalda Mourão; Fotos: Reuters e Casa Real Britânica

Siga a Revista VIP no Instagram