Príncipe Filipe
"Era o mestre do churrasco" - William e Harry prestam homenagens arrepiantes ao avô

Realeza

Os príncipes William e Harry prestaram esta segunda-feira as suas homenagens ao avô, Filipe de Edimburgo, que morreu aos 99 anos.

Seg, 12/04/2021 - 15:31

Os príncipes William e Harry prestaram esta segunda-feira, 12 de abril, as suas sentidas homenagens ao avô, o príncipe Filipe, que morreu na sexta-feira, 9,  aos 99 anos. A mensagem do duque de Cambridge foi partilhada pelo Palácio de Buckingham, já a do duque de Sussex foi partilhada pelo próprio, na página oficial da Archewell.

O marido de Meghan Markle chegou ao Reino Unido no sábado, 10 de abril, para estar presente nas cerimónias fúnebres do avô, que descreve como sendo "o mestre do churrasco, a lenda das brincadeiras e atrevido até ao fim."

"O meu avô foi um homem de serviço, de honra e de grande humor. Ele era autêntico, com uma sagacidade afiada, e podia prender a atenção de qualquer sala devido ao seu charme - e também porque nunca se sabia o que ele poderia dizer a seguir", começou por escrever Harry, na mensagem dedicada ao duque de Edimburgo.

“Será lembrado como o consorte mais antigo da Coroa, um soldado condecorado, um príncipe e um duque. Mas para mim, ele era meu avô: mestre do churrasco, lenda da brincadeira e atrevido até o fim. Nesta nota, vovô, agradeço pelo seu serviço, pela sua dedicação à vovó e por sempre ser você mesmo. Fará muita falta, mas sempre será lembrado pela nação e pelo mundo. Meghan, Archie e eu (assim como a sua futura bisneta) sempre teremos um lugar especial para você nos nossos corações", continuou, terminando a nota com o lema da Marinha Real: "Per Mare, Per Terram".

"O meu avô foi um homem extraordinário", diz William

O príncipe William divulgou uma fotografia do príncipe George ao lado do bisavô, o marido de Isabel II, tirada por Kate Middleton, em 2015, numa das charretes da rainha, em Sandringham. Na mensagem, o filho mais velho do príncipe Carlos assume-se grato pela "presença duradoura" e apoio do avô durante "os dias mais difíceis da sua vida", referindo-se à morte da princesa Diana, e agradece a "bondade" que Filipe de Edimburgo sempre demonstrou para com a sua mulher, Kate. 

"Sinto-me sortudo por não ter apenas seu exemplo para me guiar, mas sua presença duradoura na minha vida adulta - tanto nos momentos bons, quanto nos dias mais difíceis. Sempre serei grato pela minha esposa ter tido tantos anos para conhecer o meu avô e pela gentileza que ele sempre demonstrou para com ela. Jamais terei como garantidas as lembranças especiais que meus filhos sempre terão do seu bisavô vindo buscá-los na sua carruagem e verem por eles mesmos o seu contagiante sentido de aventura, bem como seu afiado senso de humor", começou por dizer.

 

“O meu avô foi um homem extraordinário e parte de uma geração extraordinária. Catherine e eu continuaremos a fazer o que ele teria desejado e apoiaremos a Rainha nos próximos anos. Vou sentir falta do meu avô, mas sei que ele gostaria que continuássemos com o trabalho", findou.

Texto: Mafalda Mourão; Fotos: Reuters e Casa Real Britânica

Siga a Revista VIP no Instagram