A fundação do príncipe Carlos está a ser investigada por corrupção. A notícia foi avançada esta quarta-feira, 16 de fevereiro, pela imprensa britânica, que revela que a Scotland Yard, a polícia de Londres, está a investigar a instituição que promove o meio ambiente e a cultura, por suspeitas de doações em trocas de favores, entre eles a concessão de títulos e honrarias reais.
Michael Fawcet, antigo diretor da fundação do príncipe de Gales, emitiu um comunicado em que revela que a polícia está a descobrir tudo o que se passa dentro da fundação. Este foi afastado do cargo na instituição depois de mediar um caso com o milionário saudita Mahfuz Marei Mubarak bin Mahfuz, que recebeu ums alta distinção: a de comandante honorário da Ordem do Império Britânico.
Na altura, Mahfuz Marei Mubarak bin Mahfuz terá doado 1.75 milhões de euros para Organizações Não Governamentais associadas à família real britânica antes de ser distinguido com esta condecoração, que foi entregue pelo príncipe Carlos, em 2016, no Palácio de Buckingham.
A Clarence House já se manifestou sobre a investigação qie está a decorrer, afirmando que o príncipe Carlos não tem conhecimentos das ofertas feitas antes da entrega da distinção ao milionário.
Texto: Mafalda Mourão; Fotos: reuters e Casa Real britânica
Siga a Revista VIP no Instagram