Príncipe Carlos
A alcunha cruel que deu ao ex-marido da princesa Ana

Realeza

O príncipe Carlos não gostava de Mark Phillips, ex-marido da princesa Ana, e acabava por o tratar mal.

Sex, 06/12/2019 - 20:00

Todas as famílias têm alcunhas especiais dentro do seio familiar e, como é óbvio, a família real britânica não é diferente. A imprensa britânica tem vindo a revelar quais são as alcunhas da realeza. No entanto, se grande parte delas são amorosas e caricatas, há muitas que não são assim tão simpáticas.

Não é segredo para ninguém que o príncipe Carlos e o príncipe André não tinham uma boa relação com o ex-marido da princesa Ana, Mark Phillips, com quem esteve casada durante duas décadas. De acordo com vários especialistas da realeza ligados à Casa Real britânica, o pai de William e Harry tinha um apelido maldoso para se referir ao ex-cunhado quando queria falar dele, discretamente, com o irmão. 

O herdeiro à coroa do Reino Unido chamava Mark Phillips de «Nevoeiro», uma vez que era «espesso e molhado», isto é, indesejado. Segundo algumas fontes próximas da família real e também segundo a imprensa da época, Carlos e André não tratavam bem Mark Phillips e também não faziam questão de disfarçar. «Não era agradáveis, nem o tratavam bem», confirmou Paul Burrell, o mordomo da princesa Diana.

À semelhança de lady Di, Mark Phillips nunca conseguiu integrar-se na vida da realeza. O ex-marido da princesa Ana era plebeu e filho de um vendedor de salsichas. Depois de ter visto o seu noivado com Andrew Parker Bowles cancelado, uma vez que não se podiam casar por questões religiosas, a princesa Ana decidiu que se casaria com quem quisesse e acabou por trocar alianças com Mark Phillips em 1973, com quem teve dois filhos: Zara Tindall e Peter Phillips. Os dois acabaram por se divorciar em 1992, depois de muitos problemas e casos de traição por parte de ambos.

Texto: Mafalda Mourão; Fotos: Reuters

Siga a Revista VIP no Instagram