A princesa Leonor mudou-se sozinha para o País de Gales no final de agosto, para estudar em regime de internado no UWC Atlantic College. Desde então, a herdeira da Coroa espanhola tem estado afastada dos compromissos reais, mas prepara-se para regressar a “casa” para presidir um dos eventos mais importantes: a gala de entrega dos Prémios Princesa das Astúrias.
A filha mais velha dos reis Felipe VI e Letizia tem uma pausa letiva entre os dias 22 e 31 de outubro, mas vai a faltar às aulas nesta quinta-feira, 21 de outubro, data em que se iniciam as comemorações em Oviedo, com o habitual concerto que antecede a entrega de prémios. A princesa Leonor junta-se aos reis de Espanha e à irmã mais nova, infanta Sofía, para assistir ao espetáculo que o ano passado não se realizou, por causa da pandemia da covid-19.
Esta será a terceira vez que a princesa Leonor discursa na entrega de prémios que têm o seu nome, uma vez que o título de princesa das Astúrias lhe foi atribuído quando Letizia passou a ser rainha consorte de Espanha. A primeira vez que Leonor discursou foi em 2019, a poucos dias de celebrar o seu 14.º aniversário, exatamente com a mesma idade que o pai o fez, em 1981.
Em 2020, Leonor fez um discurso especial de homenagem a todas as vítimas mortais da covid-19 em Espanha, bem como às suas famílias. Nesse mesmo discurso, a princesa herdeira fez ainda questão de frisar que já tinha quase 15 anos e, por isso, “sabe o que se está a passar” em Espanha e no resto do mundo, mostrando aos súbditos que pretende seguir à risca as responsabilidades que vai ter de assumir no futuro e que vai honrar o espaço que, aos poucos, vai ocupar na Casa Real espanhola.
A entrega de prémios termina na manhã de sábado, 23 de outubro, com a entrega do Prémio Pueblo Ejemplar, que será atribuído à localidade de Santa María del Puerto, nas Astúrias.
Texto: Mafalda Mourão, Fotos: Casa Real Espanhola e Reuters
Siga a Revista VIP no Instagram