Felipe VI assinalou esta terça-feira, 30 de janeiro, o seu 50º aniversário. Neste dia que seria dedicado ao rei, foi a sua filha, a princesa Leonor que se destacou. A herdeira do trono espanhol, com apenas 12 anos, recebeu a mais elevada ordem honorífica de Espanha, a Ordem do Tosão de Ouro.
Durante a cerimónia, o rei de Espanha aconselhou a filha a «guiar-se em permanência pela Constituição» espanhola, «cumprindo-a e respeitando-a».
LEIA TAMBÉM: Meio século de vida do rei charmoso
De acordo com um porta-voz do Palácio real de Espanha, esta cerimónfia foi classificada como «um ato de importância histórica para o rei [Felipe VI] e para a princesa herdeira». Segundo a imprensa internacional, a Ordem do Tosão de Ouro é a mais elevada ordem honorífica de Espanha.
Mariano Rajoy, que também esteve presente na cerimónia, considera que este ato foi uma forma de reforçar a «vontade de permanência da monarquia parlamentar em Espanha».
Segundo o jornal El Mundo, Felipe VI disse à filha, a princesa Leonor que receber esta condecoração traria responsabilidades especiais.
ESPREITE AINDA: Felipe VI protagoniza momento inédito em visita oficial
«Receber este Tosão implica para ti responsabilidades especiais», disse Felipe VI à princesa Leonor.
Nesta cerimónia esteve ainda presente o avô de Leonor, Juan Carlos, que esteve à frente da monarquia espanhola durante 38 anos, até 2014 ano em que Felipe assumiu a coroa espanhola.
Fotos: Casa de S.M. el Rey
Siga a Revista VIP no Instagram