A princesa Leonor vai deixar Espanha durante os dois próximos anos letivos para estudar no Reino Unido. A herdeira à Coroa espanhola vai integrar o programa de estudos do Bacharelado Internacional da United World Colleges, no UWC Atlantic College, no País de Gales.
A notícia foi dada por Felipe VI e Letizia, através de um comunicado emitido esta quarta-feira, 10 de fevereiro. No extenso texto, os reis de Espanha quiseram deixar claro que os custos do curso da princesa Leonor serão única e exclusivamente pagos pelos pais.
“O custo do bacharelado internacional que a Princesa das Astúrias estudará será pago integralmente por Suas Majestades os Reis. A Princesa das Astúrias tornará compatível este período da sua educação com o desenvolvimento progressivo dos seus compromissos institucionais em Espanha”, pode ler-se. Sabe-se que o programa académico do qual Leonor fará parte tem um custo de 76.500 euros.
O programa de estudos é constituído por dois cursos que têm por base a área das ciências e das artes. Leonor vai ter aulas de teatro, de música, desporto, de trabalho especializado com crianças com deficiências intelectuais e cognitivas, de trabalhos com idosos, especialização em primeiros socorros, controlo ambiental, entre outras igualmente importantes para o desenvolvimento intelectual e pessoal.
O novo percurso de Leonor deverá começar entre o final de agosto e o início de setembro. Para integrar este curso, a princesa passou por um processo de seleção, exigido pelo Comité Espanhol da United World Schools Foundation, que consisti numa pré-seleção, desenvolvida de forma completamente anónima, e uma outra fase, realizada de forma eletrónica, com diferentes testes.
Texto: Mafalda Mourão; Fotos: Casa Real espanhola e Reuters
Siga a Revista VIP no Instagram