Princesa Diana
Icónico ‘vestido da vingança’ regressa à televisão. Saiba toda a história

Moda

O icónico ‘vestido da vingança’ da princesa Diana está de volta ao pequeno ecrã, na quinta temporada da série The Crown, da Netflix.

Seg, 24/10/2022 - 19:30

A estreia da quinta temporada de “The Crown” vai trazer de volta ao pequeno ecrã o icónico ‘vestido da vingança’ da princesa Diana. 25 anos depois da sua morte trágica, lady Di continua a ser uma das grande protagonistas da história da realeza britânica e a nova temporada da série da Netflix vai focar-se nos seus últimos anos de vida.

Com estreia marcada para 9 de novembro, The Crown vai recriar o momento em que a princesa Diana estreou o famoso vestido, em junho de 1994, durante um evento organizado pela Vanity Fair. Enquanto decorria a festa, era exibido um documentário em que o então príncipe Carlos (agora rei Carlos III) assumia a sua relação com Camilla Parker Bowles, atual rainha consorte de Inglaterra.

Lady Di quebrou o protocolo da realeza britânica ao surgir com um vestido muito sensual preto – cor apenas reservada ao luto – com um decote ousado, que deixava os ombros à mostra, bem como as suas pernas esculpidas. O ‘vestido da vingança’ marca o momento de transição da vida de Diana Spencer, que depois de se separar do marido passou a usar looks mais atrevidos.

Toda a história por detrás do ‘vestido da vingança’ da princesa Diana

Na mesma noite em que o príncipe Carlos anunciou publicamente a sua infidelidade, Diana Spencer foi convidada para um evento da Vanity Fair. O ex-mordomo contou que se fechou no quarto a chorar e que não queria sair.

“Não posso ir, não posso enfrentar o mundo sabendo o que Carlos acabou de dizer. E eu não tenho nada para vestir”, recorda Paul, relatando as palavras de lady Di.

Foi então que o ex-mordomo decidiu ir ao armário da mãe de William e Harry e viu o vestido preto justo e curto, com um véu preto na saia. Acabou por convencer a princesa Diana a experimentá-lo. «Ela ficou incrível», afirma.

A princesa do Povo acabou por ir ao evento e quebrou com um dos compromissos que tinha: a marca italiana Valentino tinha garantido que Diana usaria um vestido da criação da marca. Em vez disso, e com vontade de ser rebelde após a «chapada de luva branca» que havia levado do pai dos seus filhos, a princesa de Gales usou o vestido preto de Christina Stambolian, que ficou para a história.

Lady Di gostou tanto da sensação de vingança que sentiu naquele evento que voltou a repetir o visual na gala Serpentine Gallery, onde foram tiradas as fotos icónicas. «Estou aqui e não tenho nada a esconder. «A minha vida continua, não tenho de ter vergonha!», respondeu a princesa do Povo a todos os comentários que foram feitos sobre a traição de Carlos.

O ‘vestido da vingança’ acabou por ser mais comentado do que o anúncio público do príncipe Carlos sobre o fim do casamento. A peça tornou-se um dos designs mais desejados pelas mulheres de todo o mundo.

Texto: Mafalda Mourão; Fotos: Reuters

Siga a Revista VIP no Instagram