Há quatro anos, Portugal parou… jogava-se a final do Euro 2016 em Paris e nos estávamos lá, precisamente com a anfitriã do torneio, a seleção francesa. Queríamos muito a vitória, para vingar a final perdida em casa no ano de 2004, no Estádio da Luz, contra a Grécia, por 0-1.
A nossa Seleção não era apontada como «a» favorita, mas Fernando Santos disse, logo no início da aventura em França, que só voltava para casa a 11 de julho… e assim foi.
Chegado o momento da final, roíam-se unhas, pintavam-se caras, pedia-se ajuda a todos os santos… até porque do outro lado do campo se encontrava uma das melhores seleções do Mundo (que venceu, em 2018, o Mundial). Homens, mulheres, crianças, novos e velhos, ninguém ficou indiferente àquele dia 10 de julho de 2016.
Cristiano Ronaldo saiu lesionado ainda na primeira parte da final do Euro 2016
O jogo começou e logo aos 8 minutos Cristiano Ronaldo sofreu uma entrada dura de Payet. Muito queixoso, CR7 foi assistido e regressou ao campo, mas ao minuto 17 sentou-se no relvado com as lágrimas nos olhos e voltou a pedir assistência médica. O filho de Dolores Aveiro ainda voltou a fazer mais uma tentativa para regressar ao jogo, mas não sentiu condições para tal e, ao minuto 25, voltou a sentar-se no relvado. O capitão de Portugal saiu de maca, confortado pelos colegas e os adeptos das duas equipas aplaudiram o craque de pé. Ricardo Quaresma entrou para o seu lugar.
Recorde aqui o momento:
Ao fim de 90 minutos, o jogo encontrava-se empatado a zero. Seguiu-se o prolongamento e, pouco depois de entrar, Eder desfez o nulo ao minuto 109 com um belo remate de fora da grande área.
Cristiano Ronaldo recorreu ao Instagram para recordar este dia. «Faz hoje 4 anos que vivemos um dia histórico e único para todos nós! Para mim foi sem dúvida o título mais importante da minha carreira», assim legendou a publicação.
Veja, na nossa galeria, alguns dos momentos mais marcantes da nossa vitória no Euro 2016.
Texto: Ivan Silva; Fotos: Impala e Reuters
Siga a Revista VIP no Instagram