A história arrepia e no “pior dia do ano” aconteceu certamente a muitos portugueses. Aos 40 anos, Mafalda Pinto Leite foi apanhada no meio de um incêndio, com a filha mais velha, Mariana, 15 anos, quando viajava do Bombarral para o Porto. Conheça toda a história na primeira pessoa.
«Depois do workshop fui com a minha filha mais velha buscar os mais pequenos ao Bombarral [a chefe tem quatro filhos]. Começámos a nossa viagem do Porto por volta das três da tarde. Já em Aveiro começámos a ver as grandes (gigantes) nuvens de fogo. Ao nosso lado, na estrada, a destruição… E continuava… Figueira da Foz, Coimbra, Alcobaça, Peniche… Devido a cortes em algumas estradas demorámos a voltar. De volta a A8 liguei para a Brisa para saber de cortes na estrada. Na rádio só se ouvia falar de futebol… mesmo na TSF. O Sr. que nos atendeu disse que estava tudo a andar (fiquei descansada pois o fogo de Aveiro era bem perto da estrada). Nem jantámos e avançámos com medo do que poderíamos ver. E vimos. Quilómetros e quilómetros de destruição. Fogos gigantes a iluminar o céu preto da noite e fumo perto de povoações. Nem sinal de aviões ou helicópteros. Só chamas. Passámos Coimbra, Figueira… e disse para os meus filhos: “só falta passar mais um e chegamos a casa”.»
Mas ai tudo piorou. «Começámos a ver as chamas casa vez mais perto até que, do nada, do nosso lado direito estavam as chamas a entrar para a estrada, quando olhámos para a esquerda, chamas no outro lado da estrada e, de repente, sem aviso, estava no meio da estrada em cima de nós. Passou por cima do carro.»
Do que se recorda melhor destes momentos de terror vividos? «O calor , o cheiro, as cinzas e o medo.» Por isso, elogia: «O meu coração vai para todos os Bombeiros Voluntários deste Portugal maravilhoso, os valentes e corajosos.» Mas Mafalda Pinto Leite vai mais longe. Crítica e pede mais informações para ultrapassarmos juntos esta calamidade. «Onde é que está o dinheiro para os ajudar?! Os aviões?! Investe-se em tanta merda…Submarinos? O meu coração vai para todos afetados Por favor, partilhem como podemos REALMENTE ajudar.. seja através de doações.. comida.. bens…»
Sem esperar por respostas, depois de todos este episódio, é a própria chef que toma a iniciativa de ajudar.
«Todas as vendas feitas esta semana pela @purosumo vão revertar em 50% do valor para ajudar quem realmente precisa.»
Fotos: DR e Impala
Leia mais artigos em destaque
Cristina Ferreira e António Casinhas
Empresário fala pela primeira vez sobre reconciliação do casal
Iva Domingues
Após aventura nos EUA, regressa a casa
Cristina Ferreira
Contra todos os rumores, a apresentadora viaja para Veneza
Índia Malhoa
Faz festa de aniversário de arromba ao estilo Kardashian
Rita Egídio
Dá-nos música (e a volta à cabeça)
Siga a Revista VIP no Instagram