Augusto Inácio é o treinador que devolveu o título de campeão nacional de futebol ao Sporting, acabando assim com um longo jejum de 18 anos. Algo que aconteceu na época 1999/2000. Nessa altura, um dos capitães de equipa era Pedro Barbosa, atual comentador televisivo. O treinador manteve-se no ano seguinte, tal como o jogador. Apesar de ter devolvido o título ao clube, Augusto Inácio acaba por sair do Sporting depois de um jogo em que perder 3-0 no Estádio da Luz. Partida que fica marcada pela expulsão de Pedro Barbosa.
Em entrevista ao «Tribuna Expresso», o treinador recorda a saída do clube e deixa graves acusações aquele que foi seu jogador. «O Pedro Barbosa fez-me a cama. Eu sei que fez. Mais tarde é que soube. E pela forma como ele agiu juntamente com o [Luís] Duque percebi, não posso estar a garantir, mas acho que à custa daquilo o Pedro Barbosa ganhou mais dois anos de contrato. Acho. É uma dedução apenas», começa por dizer.
«O Pedro Barbosa fez tudo para a gente perder o jogo na Luz, quando foi o 3-0. Fez tudo. Fez tudo para vir para a rua e o [Jorge] Coroado mais tarde veio contar-me que ele fez tudo para vir para a rua. O Coroado estava a fugir dele, ele é que estava atrás do árbitro, já tinha um amarelo. Nós a perder 1-0 e em cima do Benfica para 1-1 e fiquei sem ele? Depois, no contra-ataque, o João Tomás, 2-0, 3-0», prossegue.
«És um capitão de merda»
«Depois do jogo, o Pedro Barbosa estava lá em cima no balneário e quando íamos entrar ele estava a bater as palmas e a dizer: “Malta, eu assumo”. Subi as escadas, fui direito a ele e chamei-lhe tudo. “Meu grande filho da puta, mas tu assumes o quê? Vais dizer para os jornais que foste tu o culpado, o único culpado da derrota? És tu que vais dizer isso ou dizes isso aqui para inglês ver? És um capitão de merda, não vales uma merda”», recorda o treinador.
Até ao momento, Pedro Barbosa ainda não reagiu às acusações do treinador.
Recorde o resumo do jogo de que Augusto Inácio fala na entrevista em que acusa Pedro Barbosa de ter sido um dos responsáveis pela sua saída do Sporting.