Piscinas
10 doenças perigosas que pode apanhar numa piscina

Nacional

Muitos aproveitam as temperaturas altas para se banhar nas piscinas. O que poucos sabem é que pode estar a pôr em sério risco a sua saúde.

Qua, 02/06/2021 - 6:30

O sol tarda em dar um ar de sua graça, mas quando chega, traz consigo as muitas vezes desejadas temperaturas altas. Fica desenhado o cenário perfeito para dar umas braçadas na piscina– uma boa forma de se refrescar e, ao mesmo tempo, fazer um pouco de exercício físico. Mas nem tudo é bom nestas idas à piscina. Muitas vezes, pode estar a atirar-se para um verdadeiro poço de doenças. Não o querendo assustar, sabia que uma piscina normal pode conter 75 litros de urina? Assustador, certo? Mas é essa a conclusão de um estudo da Universidade de Alberta, no Canadá. Isto aliado com uma higienização deficiente faz destes espaços um verdadeiro perigo para a saúde dos seus utentes. São muitas as doenças que podem ser apanhadas nas piscinas. O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos enumera algumas. 

Giardíase. Um infeção intestinal causada por um parasita microscópico. Provoca sintomas como cólicas abdominais, flatulência, náuseas e episódios de diarreia. A maneira mais comum de se infetar com giardíase é engolir água contaminada 

Micose. São infeções causadas por fungos que atingem a pele, unhas e cabelos. A micose ou pé-de-atleta é contagiosa e pode transmitir-se facilmente através do contacto pele com pele ou com superfícies e/ou objetos contaminados. As piscinas e os balneários são locais onde é frequente apanhar pé-de-atleta. 

Leia mais aqui. 

Fotos: D.R. 

Siga a Revista VIP no Instagram