Ljubomir Stanisic surpreendeu o Centro Comunitário Paroquial da Ramada, uma instituição com mais de 20 anos, que acolhe diariamente 40 utentes, no Programa Pesadelo na Cozinha deste domingo, dia 22 de dezembro.
Na cozinha deste centro são preparadas 500 refeições por dia, por isso, o programa da TVI contou com a ajuda de alguns famosos para um almoço de Natal muito especial.
O primeiro desafio do grupo composto por Jessica Athayde, Vera Kolodzig, João Montez, Vanda Miranda, Pedro Lima, Cifrão e Patrícia Bull foi criar uma ementa com alguns ingredientes que Ljubomir disponibilizou. A sugestão de Pedro Lima foi «punhetas de bacalhau» que, entre risos, Vera disse que «gostava de aprender a fazer».
Existe experiência para todos os gostos (pouca ou muita). Jessica Athayde «só cozinha para o filho», Cifrão cometeu um «erro parvo» ao queimar chocolate no microondas e Vanda Miranda cortou-se, não uma, mas duas vezes.
«Quando lixei o bolo todo, eu vi logo no olhar dele, assim um olhar de que estava mesmo desapontado. Aquele bolo que ele queria fazer, eu tinha lixado aquilo tudo», diz Jessica Athayde, após estragar o bolo que Pedro lhe pediu para preparar.
Quando chegou à hora de provarem a refeição «teste». Jessy (como os colegas a tratam) deu uma opinião sincera sobre a sopa: «Agora vou ser um bocado cabra, eu acho que precisa de mais sal». Vera Kolodzig, comprovando que o facto de terem em comum o pai dos filhos, Diogo Amaral, não afetou a relação de ambas, concordou: «Eu disse à Patrícia que queria pôr mais sal, mas ela não me deixou».
Vanda Miranda impressiona o chef
No segundo dia na cozinha, a mãe de Oliver teve de ficar em casa «por motivos de saúde» do pequeno. Mas a equipa mostrou-se pronta para cozinhar uma refeição completa para 200 pessoas.
Ljubomir ficou fascinado com o talento de Vanda: «Grande mulher. Sem luvas nem nada. Se a rádio não resultar, vai para a cozinha».
Entre cortar a abóbora, cozer polvo e fazer bolos, houve tempo para brincadeiras atrevidas. «Se alguém me quiser vir ajudar-me a arranjar testículos [do cabrito], estou a precisar de ajuda», atirou o chef. «Podes-me arranjar aqui um testículo?», brincou Pedro Lima.
O «dia D» chegou. Ao terceiro dia da experiência, os famosos tiveram de pôr novamente as mãos na massa para conseguirem ter tudo pronto à hora do almoço de Natal.
Vera Kolodzig acusou o cansaço e lesionou o pulso. O chef fez-lhe um «curativo» para a ajudar a ter força para cortar queijos. Jessica Athayde juntou-se à colega para a ajudar, depois de ter estado com o filho doente em casa.
Marco Costa e Noua Wong juntaram-se «à festa». A namorada de Cifrão ficou como chefe de sala e o pasteleiro ficou como chefe principal do empratamento. Inês Gutierrez, Joana Azevedo, Marcos Pinto e Susana Pinto foram os empregados de mesa de serviço.
Na «hora H» o cabrito queimou e desfez-se. «Cifrão, temos de ter atenção», recomendou o chef. João Montez também fez «asneira» com as azeitonas que salteou e achou que eram para servir e Stanisc ameaçou-o com uma cabeçada, mas só na brincadeira. «Boa João, remediaste a situação!».
«Estou tão contente por vê-los todos felizes», concluiu Ljubomir Stanisic. E todos os «chefs» por três dias se mostraram emocionados com a reação dos utentes.
Texto: Mariana de Almeida; Fotos: Divulgação TVI
Siga a Revista VIP no Instagram