perigo
Tubarão dá à costa na zona da Arrábida

Nacional

Tubarão filmado em praia portuguesa surpreendeu banhistas nadava mesmo junto ao areal. Tubarão-branco é uma das mais de 30 espécies nas praias nacionais

Qua, 26/07/2017 - 20:00

Alguns banhistas foram surpreendidos pelo maior predador dos oceanos numa praia portuguesa. O tubarão filmado às primeiras horas da manhã provocou algum receio entre os que frequentavam o areal. E houve quem tivesse mesmo o sangue frio para filmar o animal.

 

Embora de pequenas proporções, alguns populares recearam que “podendo tratar-se de uma cria, talvez os progenitores pudessem estar próximos”.  “Decidimos sair da água, e chamámos as crianças. O tubarão nadava mesmo junto ao areal”, do Portinho da Arrábida, em Setúbal.

 

O cada vez maior número de avistamentos de tubarões na Costa Portuguesa poderá estar diretamente ligado à subida da temperatura da água, que está a atrair mais tubarões às nossas praias. Apesar de tudo, este tipo de predadores não representa grande perigo, por tratar-se de espécies que procuram quase só peixe e plâncton.

 

João Neves, do Zoomarine, comparava, a propósito deste fenómeno cada vez mais frequente, a situação à dos golfinhos. “Também os golfinhos têm surgido cada vez mais nas praias.” Procuram “eixes junto à costa”. O tubarão-frade será o mais avistado. “Mas não tem dentes e alimenta-se de plâncton”, diz o diretor do Departamento de Educação do Zoomarine.

 

As costas portuguesas têm mais de 30 espécies de tubarões. Entre elas, o famoso tubarão-branco, que costuma passear-se nas águas do Mediterrâneo, junto ao Algarve.

 

Leia mais sobre esta notícia aqui!

 

Fotos: DR e Impala

Veja também:

Siga a Revista VIP no Instagram