Pedro Teixeira e o concurso Mental Samurai
Orgulhoso com o novo desafio: «Tive a oportunidade de estar sozinho e de mostrar que sou capaz»

Nacional

Mental Samurai estreia-se já no próximo sábado, dia 26 de outubro.

Qua, 23/10/2019 - 10:16

O Pilar 7 da Ponte 25 de Abril, em Lisboa, foi o local escolhido pela TVI para a realização da apresentação à imprensa do novo concurso do canal, Mental Samurai, apresentado, a solo, por Pedro Teixeira.

«O meu programa é um grande programa de televisão, os concorrentes vão ter que responder a 16 perguntas em oito minutos, com cerca de 30 segundos para responderem a cada uma. Existem quatro torres, a do conhecimento, a do puzzle, a da sequência e a da memória, cada uma com quatro questões. De torre para torre, a Eva [robô onde estão sentados os concorrentes] vai agitá-los e desconcentrá-los. Essa é a grande dificuldade do programa. A concentração tem de voltar ao máximo em cada pergunta», começa por revelar o apresentador.

«As perguntas são acessíveis a toda a gente. Ao fim da 12.ª pergunta correta ganham um prémio de 1250€, até lá não têm nada. Na 16.ª, ganham 2500€ e entram no círculo de Samurai, onde vão ter quatro perguntas (uma de cada torre) para responder em 90 segundos e o tempo que sobrar dos oito minutos iniciais. Se acertarem em todas, ganham 50 mil euros», continua.

«É muito mais do que isso»

O namorado de Sara Matos revela que «quando a Felipa Garnel» lhe «apresentou o programa», respondeu «imediatamente que sim». «Para já porque tenho toda a liberdade do mundo. Depois porque estou sozinho com o concorrente e com o robô. Vai ser muito emotivo, temos correntes muito divertidos. Vamos também ter momentos muito emocionantes, num programa que à partida seria só mais um de cultura geral. É muito mais do que isso», atira.

As gravações, que já terminaram, pelo menos para já, aconteceram em Madrid [Espanha]. Pedro Teixeira experimentou ser «agitado» pela Eva e contou como correu: «É uma espécie de uma montanha-russa que roda a 360 graus, de forma muito rápida. Dentro da Eva senti-me perdido, mas não tive medo. Alguns concorrentes tiveram muito medo e nota-se que ficaram mais desconcentrados do que outros. Há quem chegue a chorar!»

A estrela da TVI falou sobre o facto de estar sozinho, pela primeira vez, a apresentar um programa, e logo um concurso, que tanto gozo lhe dá. «Quando estou acompanhado, tenho que dar e receber, tenho que pensar na pessoa que está ao meu lado. É um jogo que temos de ir controlando. Neste caso não, tenho toda a liberdade do mundo para fazer o que quiser, menos ajudar, em demasia, o concorrente. A responsabilidade que tenho é a de fazer as coisas bem. Fui aprendendo com os melhores ao longo dos últimos anos. Agora tive a oportunidade de estar sozinho e de mostrar que sou capaz», diz.

Pedro Teixeira admite que o facto de conhecermos as histórias dos concorrentes vai fazer com que haja uma maior ligação com o programa. «As gravações foram muito intensas, foram muitos concorrentes. Viver aquela emoção com eles é especial. São 13 programas no total, de mais ou menos uma hora», revela.

Será que o prémio máximo foi dado? «Não posso dizer», responde, com uma grande gargalhada. «Não posso dizer quando, como, se dei ou não dei. Vão ter que ver. Mesmo os que não ganham, adoram a experiência», frisa.

A questão das audiências foi abordada, mas o anfitrião de Mental Samurai admite que não vai «ligar» a isso. «O que eu acho em relação às audiências é que nem a TVI, que há um ano era líder absoluta, passou a fazer tudo mal, nem a SIC passou a fazer tudo bem. As coisas não são assim. Houve coisas que mudaram, o público mudou a tendência do que costuma ver mais e nós estamos cá para fazer as coisas ainda melhor e contrariar isso. Se as pessoas vão ver ou não, elas é que decidem. Estão à distância de um comando e de carregarem para cima ou para baixo. Uma coisa é certa, é um excelente programa», remata. 

Recorde-se que a estreia de Mental Samurai Portugal está agendada para o próximo sábado, dia 26 de outubro, depois do Jornal das 8. 

Veja as fotografias na nossa galeria 

Texto: Ivan Silva; Fotos: Tito Calado

 

Siga a Revista VIP no Instagram