"Já não sou um menino, mas continuo com os sonhos do puto dessa altura.” Tony Carreira está a celebrar os 25 anos do seu percurso artístico e, quase a completar 50 de vida, continua a ser “um sonhador”. É isso mesmo que é retratado no documentário inédito sobre a sua vida, que foi apresentado no dia 26, no Teatro Tivoli, em Lisboa, perante uma sala cheia de familiares, amigos e fãs.
Só faltou o filho David Carreira, por se encontrar em França, a trabalhar. O documentário, que vai ser exibido na RTP e é da autoria de Alexandre Montenegro, revela como é o cantor e conta a sua história. “Há ali coisas de mim, um lado meu que as pessoas nunca viram. Gostei de me ver, aquele sou eu”, desvenda Tony Carreira.
Quando era um menino que vivia “numa aldeia perdida na Beira” e sonhava ser cantor, nunca imaginou que um dia chegasse tão longe e se tornasse no artista que é: arrasta multidões de fãs, esgota os espaços onde se apresenta, já vendeu mais de quatro milhões de álbuns e soma 52 discos de platina. “Nunca imaginei que um dia tivesse tanta gente a fazer-me perguntas ao mesmo tempo. Nunca sonhei estar numa sala com 20 fotógrafos a tirarem-me fotografias”, revela.
O apoio da família, especialmente da mulher e dos filhos, tem sido um dos seus pilares. “Ninguém constrói nada sozinho. A Fernanda [Antunes] tem uma importância enorme, assim como os meus filhos. É com eles que eu aprendo todos os dias. Hoje, aprendo muito mais com eles do que eles comigo. São pessoas que têm uma importância enorme na minha vida.” No Tivoli, a família do cantor mostrou todo o seu orgulho. “Ele lutou muito para chegar onde chegou. Ele merece e está a ser recompensado”, disse a filha, Sara Carreira, de 14 anos, sobre o pai.
O mesmo destaca Mickael Carreira. “Estou muito feliz porque ele trabalhou muito, por isso merece tudo. Sempre fui fã da música dele, sempre foi uma das minhas referências”, refere. “Eu sou importante na vida dele, mas quem o apoiou sempre foi o público e a prova disso é que eles estão aqui esta noite. Foi o público que fez com que ele seja o que é hoje”, destaca, por seu lado, Fernanda Antunes, que se emocionou ao ver o documentário.
“Esta é a história verdadeira, o nosso dia-a-dia”, diz. Durante a vida do cantor nem tudo foram rosas. Tony viveu a infância longe dos pais, também eles emigrantes, foi trabalhar para França e chegou a estar empregado numa fábrica de salsichas antes de alcançar o sucesso. Mesmo depois de se tornar artista, ainda teve de ultrapassar alguns obstáculos.
“Estive muito ausente (…) A Fernanda foi uma mãe maravilhosa, conseguiu que eles não sentissem muito a minha falta, porque fez o papel de mãe e de pai. Ela própria cansou-se desse papel e chegou a pedir-me o divórcio por duas vezes”, revela o cantor no documentário. O casal está junto há 28 anos.
Tony Carreira acaba também de lançar o CD/DVD Ao Vivo, que inclui o último concerto no Pavilhão Atlântico, imagens dos bastidores e o documentário. Para 2014, o cantor está a preparar a edição de um disco em França.
Texto: Ricardina Batista; Fotos: Tito Calado
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
2Nacional
Marco Paulo
Eis o motivo para a família não herdar um cêntimo
-
3Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
4Nacional
Marco Paulo
Afinal, irmãos e sobrinhos ainda podem conseguir ‘reclamar’ parte da fortuna: “Se assim for…”