Faltam menos de dois meses para o Papa Francisco, de 86 anos, vir a Portugal, mas a vinda do sumo pontífice pode estar comprometida. O papa fará hoje, quarta-feira, dia 7, uma operação ao intestino. A cirurgia terá lugar no hospital Gemelli, em Roma, segundo informou o Vaticano, num comunicado. Ainda segundo o Vaticano, espera-se que o responsável máximo da igreja fique internado alguns dias.
Operação ao intestino será feita com anestesia geral
A saúde do Papa Francisco preocupa o Vaticano, que nos últimos tempos se tem deparado com vários problemas de saúde. Desta vez a operação foi necessária para tratar uma hérnia no intestino. A equipe médica que vai operar o Papa decidiu-se pela operação nos últimos dias, a qual será realizada sob anestesia geral. Segundo informou o Vaticano, a operação é necessária porque a situação clínica 266º Papa da igreja lhe causava muita dor.
Leia mais: Revela “confidência”que o Papa Francisco lhe contou
Os problemas de saúde já não são de agora
Esta cirurgia volta a fazer levantar a questão se Portugal será o primeiro país a organizar uma Jornada Mundial da Juventude sem um Papa. Os problemas de saúde já não são de agora, mas tem sido mais recorrentes. Ainda há cerca de duas semanas, em maio, Francisco cancelou a sua agenda por estar com febre.
Saúde frágil desde tenra idade
Mas a saúde débil vem de tenra idade. Ainda jovem, aos 21 anos, teve de remover parte do pulmão devido a uma infeção respiratória. O argentino tinha três quistos que obrigaram a uma operação. Muitos anos mais tarde, aos 82 anos e já como Papa, os problemas de saúde recomeçaram. Muitos anos mais tarde, já depois de estar estabelecido no seu cargo papal, em 2019 começaram a surgir os problemas de saúde comuns para a idade, mas impeditivos para a função que exerce.
Em 2021, o Papa foi obrigado a remover 33 centímetros do cólon
Primeiro, foi a operado em segredo às cataratas na clínica Pio XI, em Roma. Em 2021, o Papa foi obrigado a remover 33 centímetros do seu cólon devido a uma diverticulite. Trata-se de um problema gastrointestinal que provoca a inflama os intestinos. A operação, também com anestesia geral deixou sequelas e provocou complicações de saúde.
Problemas com a anestesia geral impediram-no de ser operado ao joelho direito
Os problemas com a anestesia geral impediram-no de ser operado a uma tensão no ligamento do joelho direito e uma pequena fratura. Este problemas fez com que em maio do ano passado Francisco fosse visto pela primeira vez numa cadeira de rodas. A dor que o joelho lhe provocada tira-lhe mobilidade e leva-o a cancelar ou abrandar, a sua atividade. Fontes do Vaticano disseram à imprensa que líder da igreja católica faz fisioterapia e leva várias injeções por semana para suportar as dores.
No final do ano passado chegou a especular-se que pudesse ter um problema cancerígeno.
No final do ano passado chegou a especular-se que Francisco pudesse ter um problema cancerígeno. O Papa dá uma entrevista à Reuters e justifica que está apenas a recuperar do problema do joelho. Recentemente, o sumo Pontífice revelou que o problema que o levou a remover parte do intestino em 2021 voltou no início do ano. É por esse motivo que vai ser operado agora. Devido a ele, Francisco ganhou também peso.
Presença nas Jornadas Mundiais da Juventude em dúvida
A presença de uma bengala nas suas aparições tornou-se um hábito e a juntar a tudo isto, já este ano o Papa Francisco foi internado devido a problemas respiratórios. Resta saber se o seu quadro clínico lhe vai permitir vir a Lisboa para as Jornadas Mundiais da Juventude, que se realizam em agosto.
Percorra a galeria e veja mais fotos do Papa Francisco.
Siga a Revista VIP no Instagram