Pais na Internet
6 coisas que pode estar a fazer e que estão a deixar os seus filhos desconfortáveis

Nacional

Um guia prático para os pais que andam pela Internet e que interagem com os filhos. Mesmo sem perceberem, por vezes podem deixá-los mais desconfortáveis na mundo digital.

Ter, 23/01/2024 - 20:50

O fascínio dos pais pela Internet e pelas redes sociais é evidente, mas nem sempre a participação ativa online é motivo de alegria e proximidade para os filhos. Vamos explorar algumas práticas comuns que podem causar constrangimento nos mais jovens, tendo em conta alguns dos hábitos online de ambos os pais.

Fotografias embaraçosas que resistem ao teste do tempo:

Seja na partilha de fotos antigas com penteados duvidosos ou imagens atuais um tanto comprometedoras, os filhos muitas vezes desejam um controlo maior sobre as imagens compartilhadas publicamente pelos pais.

Comentários com uma pitada de drama:

Expressar emoções é uma característica humana, mas alguns pais exageram nos comentários excessivamente emotivos. A partilha intensa de sentimentos online pode fazer com que os filhos se sintam expostos e, por vezes, desconfortáveis.

Gírias desatualizadas

A utilização de expressões e gírias desatualizadas não é exclusividade dos pais. Comentários com termos “fora de moda” ou tentativas de se integrar a tendências atuais podem causar desconforto nos filhos.

Marcados para sempre:

Assim como as mães, alguns pais têm o hábito de marcar os filhos em todas as fotos e atualizações, transformando os seus perfis numa montra virtual da família. Apesar da intenção carinhosa, os filhos podem sentir-se invadidos por tanta exposição.

Intimidades partilhadas online:

O compartilhamento excessivo de detalhes íntimos online, desde histórias engraçadas até situações mais delicadas, pode gerar desconforto e invadir a privacidade dos filhos.

Utilização de demasiados emojis:

Pode utilizar emojis sim, mas não em demasia. Perceba o contexto da publicação a que está a reagir e opte, no máximo, por dois emojis para expressar os seus sentimentos. Por vezes, menos é mais.

Texto: Inês Borges; Fotos: DR

 

 

Siga a Revista VIP no Instagram