Aos 33 anos, e a fazer 15 de profissão, Sílvia Alberto continua muito focada no trabalho e no que ainda deseja alcançar. Por isso, maternidade e casamento não são objetivos para já, apesar de estar muito feliz na relação que vive com Diogo Leite, 11 anos mais novo. Uma questão que não a preocupa, uma vez que considera o “preconceito idiota”. Reservada em relação à vida pessoal, a apresentadora de Só Visto!, da RTP, revela-se à VIP numa entrevista bem-disposta e despretensiosa.
VIP – Terminado o Desafio Total, da RTP1, que balanço é que faz?
Sílvia Alberto – Foi muito bom, sobretudo ao nível do trabalho com o Marco Horácio. Divertimo-nos muito, nunca tínhamos trabalhado juntos e gostámos bastante. O Marco é muito boa pessoa e gostei muito de trabalhar com ele.
Foi fácil a relação profissional?
Nós praticamente não nos conhecíamos. Portanto, foi uma descoberta, sem grande tempo prévio, porque ele estava a gravar um filme e veio direto para o primeiro programa. Contactámos, a primeira vez, no ensaio e foi uma agradável surpresa perceber que, à semelhança do que tinha acontecido com o Pedro Granger, houve imediatamente uma química televisiva. Acabaram por ficar amigos… Sim… Somos colegas de trabalho, respeitamo-nos e vamos acompanhando a vida um do outro. Mas não vamos beber café, nem jantar fora (risos).
A Sílvia atriz seria muito diferente da Sílvia apresentadora?
Costuma dizer que não mostra muito de si enquanto apresentadora. O mais difícil de ser atriz, na minha situação específica, é já haver um nome antes da personagem. Conseguir que as pessoas se distanciem de mim e olhem para a minha personagem sem verem a Sílvia Alberto. E essa é a minha questão: serei eu capaz de fazer as pessoas acreditarem nas minhas personagens?
Sobretudo, porque já tem quase 15 anos de carreira, data que comemora para o ano. Pois é, tenho de fazer qualquer coisa, não é?
Foi tão rápido… Passou a correr. É muito estranho olhar hoje para imagens do Clube Disney e não me identificar com a pessoa que vejo no ecrã. Passaram 15 anos, mas ainda tenho uma vida inteira para explorar vários caminhos porque, na realidade, eu apenas tenho 33 e podia estar a começar a trabalhar agora.
Então, se pudesse propor um formato à RTP, ou a outra estaçao qualquer, o que gostava de fazer?
Tenho de comecar esta resposta por "nao posso". Porque nao estamos numa época de propor projetos. Ha uns tempos, o [Jose] Fragoso achou que seria interessante fazermos o MasterChef, que foi uma ideia que eu apresentei. Mas isso nao deve partir de mim. Vou esperar para ver o que faz sentido.
Entretanto, continua no So Visto!?
Sim, faz parte dos objetivos da estacao. Eu gosto de ter esta regularidade no ecrã. Hoje, as pessoas ja sabem o que e que eu faco. O So Visto! e um produto muito giro que me permite preparar as entrevistas, visionar, editar, e e disso que gosto.
Quem e que gostava de entrevistar?
A Cristina Ferreira tem sido um fenomeno e acho que fazia todo o sentido entrevista.la.
Gosta do estilo dela?
Acho que e um estilo adequado ao publico dela e a ela. E despretensioso, popular, simpatico, mas nao e o meu estilo. Nao temos todos de ter o mesmo registo.
Não tem medo de olhar para trás e arrepender- se por não ter sido mãe mais cedo?
Os 30 anos são curiosos porque colocamos tudo em perspetiva. Esta é uma década decisiva porque nós, mulheres, vivemos com um relógio em contagem decrescente. Mas nós não podemos viver premeditando as situações, só porque a sociedade estabelece que há idades para se viver certas coisas. Pode haver arrependimentos, mas não vou antecipar-me àquilo que é natural viver na minha vida. Por isso, só o tempo o dirá.
Também foi assim que a vida lhe trouxe a relação que hoje vive com o Diogo, que conheceu enquanto apresentava a Operação Triunfo…
Sim, não premedito nada. Acho que é visível que as decisões que tomo, mesmo no plano pessoal, são espontâneas.
Texto: Sónia Salgueiro Silva; Fotos: Bruno Peres; Produção: Manuel Medeiros;
Maquilhagem e cabelos: Vanda Pimentel com produtos Maybelline e L’Oréal Professionnel
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
2Nacional
Marco Paulo
Eis o motivo para a família não herdar um cêntimo
-
3Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
4Nacional
Marco Paulo
Afinal, irmãos e sobrinhos ainda podem conseguir ‘reclamar’ parte da fortuna: “Se assim for…”