Recentemente, Juan Carlos de Espanha abdicou da coroa ao fim de 39 anos de reinado. A idade já é avançada, 76 anos, mas nada fazia prever que o pai de Felipe, novo rei de Espanha, ia tomar esta decisão. Isto porque, o antigo soberano pertencia ao grupo dos reis da Europa que já passaram da idade da reforma, mas continuam firmes no trono.
A rainha Isabel II é prova disso mesmo. Há 62 anos no trono de Inglaterra, que assumiu aos 25, é a favorita na corrida ao título do mais longo reinado. Na Europa, já é a monarca com mais anos de trono e a segunda a nível mundial – o primeiro é o rei da Tailândia, Bhumibol Adulyadej, que está há 68 anos no poder. A sua trisavó, a rainha Vitória, reinou durante 63 anos e 217 dias, mas tudo indica que, em setembro de 2015, Isabel II ultrapassará esse recorde. Partilha a vida ao lado do príncipe Filipe, com quem teve quatro filhos, o mais velho dos quais, Carlos, herdeiro do trono, que, aos 65 anos, continua à espera do título, já que, aos 88 anos, a mãe não parece querer renunciar.
No que à Dinamarca diz respeito, há 42 anos que o trono é da rainha Margarida II . Sendo a mais velha de três irmãs, foi necessário alterar a constituição dinamarquesa para que pudesse subir ao “poder”. Assim, depois da morte de seu pai, rei Federico IX, em 1972, Daisy, como também é conhecida, assumiu o reinado. O seu principal papel é representar a Dinamarca no estrangeiro e ser uma figura unificadora do país. Mesmo com o passar dos anos, a rainha, uma artista reconhecida e uma fumadora incorrigível, tem provado que quer continuar a ser soberana. Do seu casamento com o príncipe Henrique resultaram dois filhos. O mais velho, Frederico, é o herdeiro do trono.
Na Suécia também há um rei que não parece pensar na abdicação. Com apenas quatro anos, Carlos XVI Gustavo tornou-se herdeiro pois, apesar de ter quatro irmãs mais velhas, vigorava o princípio da primazia dos herdeiros do sexo masculino. Mas, foi aos 27 anos que ascendeu ao trono e herdou o título do avô visto que o pai faleceu num acidente de avião. Três anos depois de ser coroado, casou com a rainha consorte, Sílvia Sommerlath, e o casal teve três filhos. A princesa Victoria é a herdeira do trono da Suécia, mas, por agora, o pai não mostra intenção de passar o reino à filha.
O mesmo se passa com o rei Harald V da Noruega, que tem 77 anos e está no trono há 22. É casado com a rainha Sónia e pai da princesa Märtha Louise e do príncipe herdeiro Haakon. O rei tem um papel meramente cerimonial e nunca falou em abdicar. Estes quatro monarcas têm herdeiros que se preparam, desde sempre, para assumir o cargo mais alto da monarquia. Porém, tudo indica que, para eles, essa oportunidade ainda vai tardar a chegar, pois estes reis não pensam abdicar.
Texto: Laura Ribeiro Santos; Fotos: Reuters e Impala
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
2Nacional
Marco Paulo
Eis o motivo para a família não herdar um cêntimo
-
3Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
4Nacional
Marco Paulo
Afinal, irmãos e sobrinhos ainda podem conseguir ‘reclamar’ parte da fortuna: “Se assim for…”