«Os pais vão separar-se?»
«O que quer isso dizer? Não gostam de mim?»

Nacional

O site Crescer entrevistou a psicóloga Alexandra Rosa para esclarecer todas as questões dos pais que estão a passar por este processo de separação

Qua, 05/06/2019 - 15:30

Em cada 100 casamentos, há 64 divórcios, segundo os dados divulgados pelo PORDATA, referentes a 2017. Apesar de um casal tomar a decisão depois de refletir bem, quando há filhos, é sempre difícil gerir a situação, até porque muitas crianças sentem que são a verdadeira razão da separação..

Quando os pais se separam, há que preparar as crianças para as mudanças que se avizinham. Há muitas questões a colocar: Como se dá uma notícia destas a um filho? Como será viver em duas casas? E como explicar-lhe que poderá vir a ter uma madrasta ou um padrasto?

Também por parte dos pais há dificuldades e sentimentos a gerir. A distribuição do tempo, a gestão familiar, as saudades quando se está longe… Há cada vez mais pais a procurarem ajuda psicológica para tentar encarar a situação da melhor forma.

O site Crescer entrevistou a psicóloga Alexandra Rosa, do projeto Fale Connosco – Saúde Personalizada, para esclarecer todas as questões dos pais que estão a passar por este processo de separação.

Leia a nossa entrevista:

Como é que um filho encara um divórcio, consoante as idades? 

Exceptuando em situações específicas, em que um dos pais tinha muito pouca presença e participação na vida e rotinas diárias de criança, um divórcio implica sempre uma mudança. A criança vai na maioria das vezes antecipar essa mudança com algum nível da ansiedade. Cabe aos pais estarem cientes que vai ser exigido ao filho esse esforço de adaptação e em conjunto desenvolverem estratégias para minorar, na medida do possível, o impacto nas rotinas diárias dos filhos.

Que preparação devem ter?

Deve-se procurar envolver a criança num clima de muita tranquilidade, escutar as suas dúvidas e receios e procurar dar-lhe muita segurança. Se as fases de maior reatividade da criança a estes acontecimentos de vida pode ser maior entre os quatro e os 16 anos, a verdade é que mesmo um adulto já com vida autónoma e independente pode ter uma reação emocional forte muito negativa à notícia da separação dos seus pais.

Quais são os maiores erros que os pais cometem (antes e depois do divórcio)?

Leia aqui o artigo na íntegra. 

 

Fotos: D.R.

Siga a Revista VIP no Instagram