Princesa Das Astúrias
Os dez maiores erros de Letizia

Famosos

Qui, 30/08/2012 - 23:00

 A atravessar um período conturbado em matéria de escândalos, a coroa espanhola vê-se novamente nas primeiras páginas da Imprensa mundial. Desta vez, o foco recaiu sobre a figura de Letizia. Casada com Felipe de Bourbon, futuro rei de Espanha, a ex-jornalista tem os olhares postos em si desde o dia em que disse “sim” na Catedral de Santa Maria a Real de Almudena, de Madrid, em maio de 2004. Pouco, ou nada, é perdoado àquela que será a futura rainha de nuestros hermanos. A revista espanhola Diez Minutos publicou, recentemente, uma matéria onde enumerou dez duras críticas ao seu comportamento. Tudo nas atitudes de Letizia é bem analisado.

Sobrecarga horária

Apesar de gostar das funções de representante da coroa e do marido, Felipe, a revista espanhola avança que, em determinadas ocasiões, a princesa considera o horário demasiado rígido e a agenda sobrecarregada. Esta postura é inaceitável para o cargo que ocupa, uma vez que já deveria estar preparada para assumir que está ao serviço dos espanhóis e em representação da nação.

Nem sempre está ao lado do marido

Nos últimos tempos, a princesa pouco se tem deixado ver. A ausência mais notada recentemente foi na final do Campeonato Europeu de Futebol, quando Felipe assistiu sozinho ao jogo entre Espanha e Itália, ou na deslocação de Felipe à República Dominicana, para assistir à tomada de posse do novo presidente da República. Do Palácio da Zarzuela não foi dada qualquer justificação para as ausências da princesa Letizia.

Uma família real (pouco) unida

Devido ao escândalo que envolve Iñaki Urdangarín, duque de Palma de Maiorca, poucas têm sido as imagens da família real reunida. A exclusão do genro dos reis do seio da família tem provocado um afastamento entre todos, já acentuado pelo mau relacionamento da ex-jornalista com as irmãs do marido, as infantas Elena e Cristina.

A imagem negativa dos Ortiz

A par dos escândalos em volta do cunhado e do sogro, a família de sangue de Letizia também não lhe dá descanso. Uma omissão da avó, de uma tia e do próprio pai numa declaração de impostos criou uma imagem negativa em torno da princesa.

Dificuldade em aceitar o protocolo

Oito anos depois de tornar-se princesa, Letizia mostra ainda dificuldades em adaptar-se à rigidez do protocolo a que está obrigada. As roupas que escolhe para os eventos públicos são, algumas vezes, apontadas como um marcar de posição, sobrepondo-se às exigências protocolares.

Irmã e o cunhado contra Imprensa

O novo marido de Telma continua com a guerra que a própria irmã da princesa e o seu ex-namorado iniciaram contra a Imprensa. Apelidando os jornalistas como “máfia” ou “mendigos”, entre outras ofensas, mantêm um mau relacionamento com a comunicação social espanhola. Telma Ortiz defende que o facto de ser irmã da futura rainha não faz dela uma figura pública, logo exige que a sua privacidade seja respeitada.

Rainha Sofia, a única aliada

Apesar da imagem de família feliz que aparentam nas poucas ocasiões em que aparecem juntos, a realidade é que a única pessoa com quem Letizia mantém uma boa relação é com a sogra, Sofia. Há muito que o mesmo não acontece com o sogro, Juan Carlos, nem com as cunhadas, de quem está cada vez mais afastada. Se, para Cristina, existe a desculpa da distância – uma vez que a infanta vive nos Estados Unidos da América – quanto a Elena essa questão não se coloca, visto que vivem ambas em Madrid.

Todos juntos nas férias: só em 2011

Apesar do complexo onde está situado o Palácio de Marivent, em Palma, custar 1,5 milhões de euros por ano, a família real já não se junta para lá passar o verão. Este ano, os príncipes das Astúrias só usufruíram de uns dias de descanso ali. Felipe chegou primeiro, na companhia das filhas, as infantas Leonor e Sofia. Letizia juntou-se a eles dois dias depois.

Choque com as outras casas reais

Uma das “bandeiras” da casa real espanhola sempre foi o bom relacionamento com outras monarquias europeias. Contudo, Felipe e Letizia são criticados por terem, perante os demais príncipes e reis, uma atitude de distanciamento e frieza.

Postura altiva, autoritária e tensa

Letizia é muito querida entre o povo espanhol, mas há quem a critique duramente. Apesar de não criticar o profissionalismo com que exerce as suas funções, a revista Diez Minutos destaca a atitude fria e distante que a princesa assume publicamente. Segundo a publicação, tal postura surpreendeu porque os reis espanhóis sempre foram muito próximos da população. Por todos estes motivos, aquela que um dia (foi jornalista de televisão e) será rainha de Espanha ainda não agrada a todos os súbditos.

Texto: Carla Simone Costa; Fotos: Impala

Siga a Revista VIP no Instagram