Ordem dos Enfermeiros paga 36 mil euros à SIC
Novela Nazaré aborda temas polémicos da profissão

Nacional

A Ordem dos Enfermeiros paga à SIC para questões associadas à profissão serem abordadas na novela Nazaré.

Sex, 20/09/2019 - 19:00

A Ordem dos Enfermeiros (OE) pagou à SIC mais de 36 mil euros para promover a profissão na novela Nazaré, atualmente em exibição. Isso será feito através da personagem Cláudia, uma enfermeira interpretada pela atriz Liliana Santos.

A notícia foi avançada esta sexta-feira por um jornal diário, mas este valor não se destina apenas a incluir esta profissão na história.

Em comunicado, a OE esclarece que, numa fase inicial, foram «contactados pela produtora da novela de modo a dar apoio técnico à personagem interpretada pela actriz Liliana Santos, que já tinha sido criada para a novela, sem qualquer tipo de intervenção da OE».

No entanto, a Ordem propôs à SIC outro tipo de contrato: «Tal como outras empresas já o fizeram antes, como por exemplo a EMEL, a OE decidiu fazer um product placement na novela em questão, onde são abordados temas relevantes para a classe profissional, como emigração, burnout, carreira, salários baixos e a própria dignificação da Enfermagem, temas esses que são públicos e conhecidos da sociedade».

Segundo uma fonte da produção explicou, estes temas vão ser abordados pela própria personagem: «A enfermeira Cláudia vai usar certos acessórios da Ordem dos Enfermeiros, como pins ou pastas, e vai falar sobre vários assuntos relacionados com a profissão, como a emigração. Alguns diálogos foram escritos numa parceria entre o autor e a Ordem dos Enfermeiros, de forma a dar mais veracidade aos assuntos».

Nada a esconder

O contrato, assinado entre a estação de Paço de Arcos e a Ordem dos Enfermeiros prevê que um pagamento no valor de 30.080 euros, mais IVA. «É objeto do presente contrato a aquisição de serviços de promoção e difusão da profissão em programa televisivo», pode ler-se.

Ainda no comunicado que nos foi enviado a OE esclarece: «O contrato publicado na BASE demonstra que a Ordem não tem nada a esconder, pelo contrário, evidencia o trabalho que tem sido desenvolvido ao longo dos últimos três anos por esta direcção, com o principal objectivo de valorizar e dignificar o papel dos Enfermeiros».

Texto: Patrícia Correia Branco; Fotos: SIC e reprodução redes sociais

Siga a Revista VIP no Instagram