Depois de ter deixado Espanha, Juan Carlos pretende mudar-se para Cascais e estará a ser ajudado por Lili Caneças, Marcelo Rebelo de Sousa e João Brito e Cunha. A notícia foi avançada pelo jornal El Mundo que, citando fontes da Câmara Municipal de Cascais, afirma que os amigos portugueses do rei emérito espanhol estão a fazer os possíveis para que este possa residir em Portugal depois do verão.
Este processo é designado pela imprensa espanhola como «Operação Cascais» e a verdade é que pode trazer inúmeros benefícios ao pai de Felipe VI. Isto porque continua perto da Casa Real espanhola e pode marcar presença no Supremo Tribunal de Espanha, caso seja exigida a sua presença nas sessões que possam advir das investigações sob as quais está sujeito – devido às mais recentes acusações de lavagem de dinheiro e fuga ao fisco.
A VIP tentou entrar em contacto com Lili Caneças, mas até agora não conseguiu obter nenhuma resposta por parte da socialite, com quem Juan Carlos tem uma relação de amizade.
Relativamente a João Brito e Cunha, sabe-se que o milionário e o rei emérito são amigos desde infância e que se conheceram durante o exílio da família espanhola no Estoril.
Recorde-se que, antes de se descobrir o paradeiro de Juan Carlos, que está nos Emirados Árabes Unidos, fontes próximas da Casa Real referiram que o monarca estaria instalado na Quinta do Peru, propriedade de João Brito e Cunha [amigo de longa data do rei emérito e pai da atriz Ana Brito e Cunha] e Ana Filipa Espírito Santo.
A mesma publicação espanhola refere ainda que o Presidente da República portuguesa Marcelo Rebelo de Sousa tem uma relação próxima com o rei Felipe VI e com Juan Carlos.
Texto: Mafalda Mourão; Fotos: Reuters e Arquivo Impala
Siga a Revista VIP no Instagram