Olga Cardoso esteve à conversa com Manuel Luís Goucha, na tarde desta terça-feira, dia 23 de agosto. A eterna “Amiga Olga”, que tem hoje 88 anos, acabou por fazer uma revelação que deixou o apresentador surpreso. A ex-apresentadora sofre de Parkinson.
Questionada sobre o que costuma fazer quando está sozinha em casa, Olga Cardoso respondeu: “Leio imenso, só faz bem para a cabeça não parar. Sabes que eu tenho Parkinson”. Manuel Luís Goucha ficou espantado e retorquiu: Não sabia que tinhas”.
Olga Cardoso revelou então que descobriu a doença há oito anos, quando tinha 80 anos, porque reparou nas dificuldades que tinha a escrever. “Quando eu ia escrever, a esferográfica fugia-me. (…) Disse à minha filha e fomos a um neurologista. Mal lá cheguei ele disse logo o que era.”
Olga Cardoso: “A minha maior dificuldade é andar sozinha na rua”
Goucha constatou que os sinais da doença, como por exemplo os tremores, não são visíveis. A “Amiga Olga” explicou o porquê: “Fui muito cedo, mal senti isso. Estou a ser medicada”.
A ex-apresentadora contou ainda que não temeu nada quando ouvir o diagnóstico. “A minha maior dificuldade é andar sozinha na rua. Tenho de ter uma pessoa no meu braço”, relatou.
Olga Cardoso é, ainda hoje, lembrada como “Amiga Olga” em virtude do programa que conduziu com o mesmo nome. O concurso foi transmitido pela TVI entre 1993 e 1994 e é considerado um dos mais marcantes da televisão portuguesa.
Texto: Mariana de Almeida; Fotos: Impala e reprodução Instagram
Siga a Revista VIP no Instagram