Julen Lopetegui, de 51 anos, é o homem do momento. A poucas horas do jogo entre as Seleções de Portugal e Espanha, no Mundial da Rússia, o basco deixou o comando técnico espanhol, uma vez que é o novo treinador do Real Madrid, equipa onde (ainda) joga Cristiano Ronaldo.
Nasceu a 28 de agosto de 1966 em Asteasu, que pertence à província de Guipúzcoa, comunidade autónoma do País Basco, Espanha.
LEIA AINDA: O forcado que é guarda-costas de Cristiano Ronaldo
Pai de três filhos e casado com Rosa Maqueda. A mulher é irmã de um ex-jogador da equipa da capital espanhola que era colega de Julen, enquanto este também jogava no clube «merengue». Foi Juan Maqueda que os apresentou e o casal não se largou mais.
Família de força
Lopetegui é descendente de uma das gerações mais conhecidas do País Basco, no que toca ao levantamento de pedras.
O tio Luis e o pai, José Antonio Lopetegui, eram levantadores de pedras e conhecidos como «Agerre I» e «Agerre II», devido à fazenda da família chamada «Agerreondo».
O levantamento de pedras
Este desporto ‘rural’ é típico da região onde nasceu o profissional do futebol. Com apenas 18 anos, José Lopetegui levantou uma pedra com 100 kg.
De jogador a treinador
Enquanto jogador, era guarda-redes e disputou 149 jogos na primeira divisão espanhola, durante 11 temporadas. Defendeu as cores do Real Madrid, Logroñés, Barcelona e Rayo Vallecano. Participou ainda em 168 jogos da segunda divisão. Pela Seleção de Espanha, realizou apenas um jogo, em 1994.
Pendurou as luvas em 2002 e em 2003 começou a ser quem ditava a tática.
O mister é conhecido do público português, uma vez que treinou recentemente o FC Porto, entre maio de 2014 e janeiro 2016. Supostamente, o contrato seria de três anos, mas devido a maus resultados e à constante contestação dos adeptos portistas, foi despedido.
No entanto, foi determinante na contratação de Iker Casillas, considerado durante vários anos como um dos melhores guarda-redes do mundo, para o clube da cidade invicta.
LEIA TAMBÉM: Casillas brinca com a mulher e é criticado
Seis meses mais tarde, era contratado para liderar a Seleção espanhola… até agora, que ruma novamente a um clube onde foi feliz: o Real Madrid, substituindo Zinédine Zidane, de 45 anos, no comando da equipa. Esta troca tem gerado polémica em Espanha, até porque tinha renovado o contrato até 2020, em maio deste ano.
Despedida surpresa
A poucas horas de sobrevoar a Europa com a comitiva espanhola em direção à Rússia, o então selecionador foi surpreeendido pela família no aeroporto, com uma despedida emotiva.
Veja aqui o momento
Sem que nada o fizesse prever, o treinador voltará mais cedo para os braços da família, devido ao despedimento da equipa nacional espanhola.
Fotos: D.R.
Siga a Revista VIP no Instagram