São poucas as cidades que ganham uma magia especial no Natal como Nova Iorque. As imagens que se veem nos filmes tornam-se realidade diante dos nossos olhos quando visitamos a Big Apple nesta altura do ano, onde milhares de luzes coloridas iluminam as movimentadas ruas da cidade, as vitrinas das lojas enchem-se de estrelas e Pais Natais, árvores de Natal enfeitam os centros comerciais e os principais pontos turísticos. E para completar o imaginário e a visão idílica desta quadra em Manhattan, só falta mesmo ver e sentir os pequenos flocos de neve a cair, enquanto formam um manto branco de neve, ao som de conhecidas músicas de Frank Sinatra como Let It Snow e The Christmas Waltz.
As temperaturas em dezembro são baixas em Nova Iorque, mas isso não intimida os nova-iorquinos e os turistas de saírem à rua. As camisolas de lã, o cachecol, o gorro e as luvas quentinhas são os melhores amigos nos dias de frio cortante e é com esta indumentária prática e confortável que miúdos e graúdos se juntam em Central Park para fazer bonecos de neve ou patinar no gelo no Wollman Rink. Se esta for uma viagem a dois, irá recordar-se certamente da cena romântica final do filme Serendipity, no qual Kate Beckinsale vai ter com John Cusack ao ringue de patinagem e trocam um beijo apaixonado. Porque não revivê-la? Aproveite também para passear de charrete pelo Central Park, uma tradição que se mantém desde a abertura do parque.
O Rockefeller Center, um complexo comercial com 19 edifícios, é de visita obrigatória no Natal. Uma grande árvore cheia de enfeites e luzinhas decora a praça principal do shopping, onde também surge nesta altura uma pista de patinagem no gelo. A localização privilegiada deste megalómano centro comercial, no centro de Midtown Manhattan, onde passa a icónica 5.ª Avenida, convida a que visite ali perto outros pontos de interesse, tais como: Biblioteca Pública de Nova Iorque e a Catedral de St. Patrick, que durante a quadra natalícia tem sempre orquestras e grupos corais que cantam alguns dos mais tradicionais cânticos de Natal. Vale a pena também ficar a conhecer o Metropolitan Museum of Art e o Museu Guggenheim. Em Bryant Park, onde se realizam as semanas da moda de Nova Iorque, realiza-se a Fete de Noel, um mercado ao ar livre com várias tendas, que vendem os mais diversos produtos.
Perca-se no rebuliço de Times Square e assista a um musical na Broadway, muitos deles premiados com Tony Awards. Mamma Mia, Chicago, Mary Poppins, Forever Dusty são apenas alguns dos musicais que estão em cena e que valem realmente a pena assistir. Mas o que também vale a pena ver é a vista sobre Nova Iorque a partir do Empire State Building, um arranha-céus com 102 andares e 443 metros de altitude. Este magnífico edifício, que é considerado um dos mais altos de Nova Iorque, “veste-se” com as cores do Natal durante a quadra e a visão sobre Manhattan que se tem desde a sua cobertura é verdadeiramente soberba. Prove também as iguarias típicas do Natal durante a sua viagem a Nova Iorque: o eggnog, uma combinação de leite, conhaque, ovo e açúcar, que é servido na ceia de Natal, e o peru recheado, à semelhança do Dia de Ação de Graças.
Texto: Helena Magna Costa; Fotos: Impala e Thinkstock
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
2Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
3Nacional
Fanny Rodrigues
Após o fim de ‘Somos Portugal’ e sem lugar na TVI, atira: “Tive a sorte de ser convidada…”
-
4Nacional
Marco Paulo
Família ‘impedida’ de lutar por herança: “A menos que…”