Nuno Homem de Sá, de 59 anos, esteve à conversa com Júlia Pinheiro no programa das tardes da SIC esta segunda-feira, 7 de dezembro, e contou que só conheceu um dos seus filhos – Marco Jay Chamberlain Homem de Sá, atualmente com 31 anos – meses depois do seu nascimento. O menino é fruto de um caso fugaz.
Tudo aconteceu quando o ator emigrou para os Estados Unidos com apenas 22 anos. Por lá viveu dez anos. “Comprei bilhete, vendi tudo o que era meu (…) fui como turista, com um visto e depois fiquei ilegal para aí dois anos até casar”, começou por referir.
“A minha esposa concordou comigo em estarmos numa relação que não fosse de marido e de mulher, mas, a partir do dia em que casámos, ela começou a exigir coisas que são típicas de uma esposa. Pensei ‘ela vai querer engravidar’ e andei a fugir dela, porque não queria ser pai. Estive para aí um ano de celibato e eis que conheço a mãe do meu filho na escola”, prosseguiu.
O imprevisto cruzou-se na sua vida. Nuno Homem de Sá foi pai pela primeira vez aos 28 anos.
“Ele está cada vez mais parecido contigo”
O ator envolveu-se com uma rapariga e o caso foi momentâneo: “Ela fez-me olhinhos e caí que nem um pato. Estivemos uma noite e nada mais. Foi uma experiência que nem achei interessante”.
E continuou: “Algum tempo depois, uma amiga minha diz-me que viu a tal moça no autocarro com um bebé, que é a minha cara chapada. Ele tinha para aí três meses. (…) E quando ele tinha sete meses, essa minha amiga disse-me ‘olha vi outra vez a tal moça com o tal bebé e ele está cada vez mais parecido contigo’. Foi aí que me caiu tudo. Eu vou fazer o quê: vou fugir ou vou assumir? Decidi enfrentar. Quis conhecer o meu filho e imediatamente começar a participar na vida dele”.
“Mal o vi a primeira vez, eu percebi logo que era meu filho, porque há uma particularidade: os bebés da minha família nascem todos com o cabelo só no meio da cabeça e os meus filhos todos nasceram assim. É a minha cara quando era bebé, igualzinho”, assegurou Nuno Homem de Sá.
“Quando regressei a Portugal, ele veio comigo”
Nuno Homem de Sá revelou ainda que, apesar das semelhanças físicas, chegou a fazer um teste de paternidade, cujo resultado veio positivo. A ligação entre os dois aumentou e a criança acabou por regressar a Portugal ao lado do pai.
“A partir daí, comecei a ficar com ele aos fins de semana e de repente a mãe dele já não tinha capacidade para lidar com a situação, fiquei eu com ele durante a semana e depois indefinidamente. Quando regressei a Portugal, ele veio comigo, tinha quatro anos”, rematou.
Nuno Homem de Sá tem ainda mais duas filhas. Joana, de 19 anos, fruto do casamento com Marina de Medeiros, e Sofia, 11, que nasceu da relação já terminada com Carina Isabel Cró Rodrigues.
Texto: Carolina Sousa; Fotos: Arquivo Impala e Redes Sociais
Siga a Revista VIP no Instagram