O cinema nacional voltou a ser galardoado no passado dia 8 de outubro, por ocasião da terceira edição dos Prémios Sophia 2014. Numa bonita cerimónia que decorreu no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, reuniram-se várias caras conhecidas e a passadeira vermelha encheu-se de elegância e sofisticação.
Ana Sofia Martins foi a escolhida para conduzir o evento organizado pela Academia Portuguesa de Cinema. “Este ano, dedicamos a nossa festa à música no cinema, aos compositores, cantores e autores de tantas e tantas melodias que já fazem parte do imaginário português. Celebramos três carreiras que nos inspiram e revelam tanto amor pelo cinema e votámos em dezenas de profissionais nas diferentes categorias“, começou por explicar a manequim e apresentadora.
No momento de atribuir os prémios, o suspense invadiu o auditório. A última vez que vi Macau, de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata, foi a película vencedora na categoria de Melhor Filme. Já no que ao Melhor Realizador diz respeito, o galardão foi entregue a Joaquim Leitão, pela longa-metragem Até Amanhã, Camaradas.
O prémio para Melhor Atriz Principal foi atribuído a Rita Durão pela interpretação em Em segunda mão e, pelo mesmo filme, Pedro Hestnes venceu a categoria de Melhor Ator Principal. Foram ainda distinguidos com Prémios de Carreira o realizador José Fonseca e Costa, o diretor de fotografia Eduardo Serra e o ator e produtor Henrique Espirito Santo.
O evento que homenageia a sétima arte feita em Portugal também contou com a atuação de artistas consagrados da música nacional, sem os quais não era possível fazer cinema, entre os quais Gisela João, Pedro Abrunhosa, Noiserv, Sérgio Godinho e Pedro Jóia. Esta foi uma noite de cultura e beleza, que vai repetir-se no mês de abril do próximo ano, na quarta edição.
Texto: Laura Ribeiro Santos; Fotos: Ricardo Sousa Costa
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
2Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
3Nacional
Marco Paulo
Eis o motivo para a família não herdar um cêntimo
-
4Nacional
Marco Paulo
Família ‘impedida’ de lutar por herança: “A menos que…”