O Natal está à porta e começam a surgir as preocupações com a linha e a boa forma física, devido às tentações da mesa natalícia. Além da noite de Consoada e do almoço de dia 25, dezembro é também o mês dos almoços e jantares com os amigos e colegas de trabalho.
Todos os portugueses gostam de desfrutar desses momentos e comer o que bem lhes apetecer e, para isso, e para controlar o peso, muitos recorrem a dietas antes do mês do Natal para depois poder comer à vontade, sem preocupações.
Será esta técnica aconselhável? A revista Hola divulgou a opinião de alguns nutricionistas para responder a esta eterna questão de fazer ou não dieta antes do Natal.
Saiba tudo!
Dieta antes do Natal: Sim ou Não?
Está comprovado que, durante as férias de Natal, é normal ganhar entre dois a três quilos e também é normal que uma refeição nesta altura chegue às 2500 quilocalorias, valor que equivale a um ou dois dias de alimentação normal.
«O Natal é uma altura de excessos e muitos compromissos, por isso é o momento ideal para ter estratégias e aprender a cuidar de si mesmo nos momentos mais difíceis. O foco não deva na perda de peso nessas datas, o ideal é procurar soluções saudáveis, e igualmente saborosas, para as festas de Natal», explica a nutricionista Elisa Blázquez à mesma publicação, acrescentando: «tente enfrentar os jantares de Natal com outra consciência e tente não fazer grandes excessos»
Em primeiro lugar, é preciso quebrar com o pensamento de que fazer “dieta” serve única e exclusivamente para perder peso. Errado! É importante aprender a comer bem, equilibrada e saudavelmente. Então, a ideia não é fazer dieta antes do Natal, mas sim seguir uma alimentação equilibrada e regrada. Se o fizer, vai enfrentar o desafio da mesa de Natal de uma forma mais leviana e não vai ter tanta vontade de cometer excessos.
No entanto, não há problema em tomar a decisão de adotar um plano de dieta em qualquer altura do ano.
«Se, no outono, decidir fazer dieta, não hesite, prepare-se. Quando o Natal chegar, pode decidir entre continuar ou fazer um pausa. Se vir na balança perda de peso, quando as férias chegarem vai querer ignorar a dieta, comer doces e fazer transgressões. Pode acontecer que, quando regressar das férias, volte à rotina sem nenhum quilo na mochila», referiu o especialista José Luis Sambeat.
Efeito “Yo-Yo” de Natal
O efeito “Yo-Yo” do Natal não é saudável. Não faz bem ao organismo cometer excessos alimentares nesta altura do ano e assumir o pensamento de que «os quilos que se ganharam, se podem perder». É uma realidade, mas a instabilidade alimentar e as oscilações de peso não fazem bem ao organismo e, por isso, o ideal é mesmo adotar uma alimentação saudável e regrada durante o ano inteiro e não cometer excessos nas datas festivas, não significando isto fazer restrições alimentares: não se proíba de comer as iguarias de Natal, mas tente controlar o seu consumo e aproveite para fazer umas caminhadas durante as férias.
Texto: Mafalda Mourão; Fotos: D.R.
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
2Nacional
Marco Paulo
Eis o motivo para a família não herdar um cêntimo
-
3Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
4Nacional
Marco Paulo
Afinal, irmãos e sobrinhos ainda podem conseguir ‘reclamar’ parte da fortuna: “Se assim for…”