Com apenas 16 anos, Sara Barros leitão trocou o Porto por Lisboa para integrar o elenco de Morangos com Açúcar. Hoje, com 22 anos, tem no currículo filmes, como Pecado Fatal e Aristides de Sousa Mendes, e novelas da TVI e da SIC, mas… não tem televisão em casa para vê-las.
VIP – Como está a correr o projeto Doida Por Ti, onde interpreta a Joana Varela?
Sara Leitão Barros – Está a ser fantástico. Este é um elenco incrível e a equipa é fora de série. Sinto-me privilegiada por poder fazer parte dele.
Que pontos têm em comum?
Não gosto muito de fazer essa relação entre o que sou e o que é a personagem. Claro que há sempre coisas que temos em comum, uma vez que elas são inspiradas nas emoções reais do ser humano.
A sua primeira experiência na representação foi nos Morangos com Açúcar. O que recorda desses tempos?
Foi, provavelmente, a experiência mais importante do meu percurso. O meu objetivo era concreto: aprender. Não tenho palavras para descrever a forma como a equipa me tratou. Com eles cresci como possível atriz, como profissional e como ser humano.
Trocou o Porto por Lisboa aos 16 anos para aceitar este desafio. O que custou mais?
A mudança teve tantas coisas boas que aquilo que custou foi esquecido na altura. Moro sozinha desde então, gosto muito, e isso só aconteceu graças àquela oportunidade que tive com 16 anos. O que custa realmente é não poder comer o leite creme da minha mãe à sobremesa.
Como reagiram os seus pais a esta decisão?
Foram os meus pais que me incentivaram a vir. Eles disseram-me que as oportunidades eram aquilo que fazíamos delas e que só dependia de mim tornar esta oportunidade um ponto de partida para a minha vida profissional. Como sempre, tinham razão.
Apesar da distância, é “menina dos papás”?
Sou “menina da família toda”. A minha casa é em Lisboa e é cá que tenho tudo, mas trabalho tanto aqui como no Porto. No fundo passo mais tempo no comboio Intercidades do que propriamente em alguma destas duas cidades. Por isso, consigo sempre encher a minha família de beijos. Quando isso não é possível, estamos todos à distância de um telefonema.
Começou nas novelas, mas afirma não ver novelas. Porquê?
Só não vejo novelas porque não tenho televisão. Já há seis anos que esse aparelho não existe em minha casa. Inicialmente, foi porque vim morar sozinha e não tinha dinheiro para comprar uma. Neste momento, nem sequer me faz falta. Não sei o que é chegar a casa e ter aquele ruído de fundo a fazer companhia. Aprendi a fazer companhia a mim própria e descobri que tenho muito mais tempo do que achava que tinha. Leio muito mais, ouço música realmente boa e vou sempre ao teatro, que na verdade, foi lá que comecei e é onde quero sempre ir parar.
Texto: Helena Magna Costa; Fotos: Luís Baltazar; Maquilhagem: Ana Coelho com produtos Maybelline e L'Oréal Professionnel
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
2Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
3Nacional
Marco Paulo
Eis o motivo para a família não herdar um cêntimo
-
4Nacional
Marco Paulo
Família ‘impedida’ de lutar por herança: “A menos que…”