Não desanime... vai ver que vai gostar
Dicas de como fazer férias em casa sem ficar deprimido

Viagens

Se, por razões pessoais ou financeiras, não conseguir as férias que desejava, não desanime. Conheça as nossas dicas de como fazer férias em casa.

Ter, 24/07/2018 - 13:49

Imagine que este ano, por opções pessoais e/ou financeiras, terá que optar por umas férias em casa… isso será algo assim tão terrível? Vai ficar necessariamente deprimido/a? 

Claro que não! 

Para não ficar deprimido lembre-se em primeiro lugar que as férias em casa são cada vez mais uma tendência a nível mundial e não apenas devido à falta de dinheiro. Em 2012 foi inventada nos EUA uma nova palavra para descrever este tipo de férias: «staycation» (do verbo stay – ficar) – por oposição a «vacation» (férias).

Se não tem disponibilidade financeira para férias de luxo, ou até mesmo para férias «low cost», não se preocupe porque é possível planear dias de descanso igualmente interessantes e divertidos permanecendo em casa.

Fomos investigar e selecionámos estas dicas que lhe vão ser, de certeza, muito úteis. Confira:

1- Faça uma lista de todos os locais que gostaria de visitar e de eventos em que deseja participar na sua cidade ou região e que nunca tem tempo para o fazer, pois está a trabalhar. Não nos acontece tantas vezes?

2- Seja um turista na sua própria cidade. Vá mesmo até ao Posto de Turismo e guie-se pelos mapas. Descubra ruas e zonas da cidade por onde nunca passou, visite museus e monumentos, assista a concertos, faça um piquenique no jardim, vá a uma «matiné» de cinema, entre outros;

3- Deixe o carro à porta de casa e ande de bicicleta ou transportes públicos;

4- Planeie idas às praias mais próximas de casa que nunca tenha visitado, sendo o mesmo conselho válido para o interior do país, onde a oferta de praias fluviais de excelente qualidade é cada vez maior;

5- Aprender alguma coisa que sempre quis mas nunca tem tempo… como bordar, aprender alguma dança, entre outros;

6- Se, por outro lado, não lhe apetece sair de casa, opte por programas caseiros diferentes do habitual, como uma sessão de cinema com pipocas na sala, jogos, «karaoke», pinturas, etc. Pode ainda, por exemplo, criar os seus próprios produtos de beleza e improvisar um «spa», dedicar-se à culinária e experimentar novas receitas, ler um livro ou dormir uma merecida sesta.

Basta dar asas à criatividade. 

 Artigo elaborado por Teresa Celestino, blogger e especialista em Lifestyle

Fotos: D.R.

 

Siga a Revista VIP no Instagram