É cada vez mais comum que os portugueses se preocupem com a imagem e procurem exercitar-se para perder peso ou até mesmo para tonificar o corpo e uma das grandes dificuldades, principalmente das mulheres, é tonificar os braços, pois são exercícios que, muitas vezes, têm receio de fazer e de obter resultados indesejáveis.
Mas, no fundo, não é bem assim! O melhor exercício para tonificar os braços são, sem dúvida alguma, as flexões. Por mais fácil que pareça fazer este exercício, apesar de exigente, existem muitas dúvidas sobre o modo correto de o fazer e sobre o resultado final. Em declarações à revista HOLA, a diretora desportiva da Performa Personal Treiners, Sara Tabares, esclareceu algumas questões sobre este exercício e quebrou com alguns mitos sobre exercitar os braços.
Alimentação
Em primeiro lugar, e tal como explica a especialista, «os braços tonificados são a soma de uma boa composição corporal e condicionamento muscular. Se tivermos os músculos trabalhados, mas os valores de gordura forem altos, os braços nunca serão tonificados.»
Neste sentido, a alimentação que fazemos é em grande parte responsável pela eficácia dos exercícios e pelos resultados finais. Se adotarmos uma alimentação saudável, equilibrada, com o consumo de carbohidratos e açúcares reduzidos, será mais fácil ver os efeitos dos exercícios que fazemos. Não temos o poder de decidir onde a gordura que consumimos se vai alojar portanto o melhor é mesmo cortar com certos alimentos e exercitar o corpo.
Intensidade e frequência das flexões
Um mito muito frequente sobre as flexões aponta para a intensidade e a frequência dos movimentos do exercício. Existe a crença popular que quanto mais rápido e mais vezes fizermos o movimento de fletir e esticar os braços, mais estamos a trabalhar o músculo e mais facilmente ficará tonificado. Isto é totalmente falso.
Em primeiro lugar, se os movimentos forem demasiado bruscos, o músculo pode sofrer lesões. Além disso, é importante fazer todos os exercícios por séries de não mais de 15/20 repetições e com interrupções de 20 segundos entre elas, para que haja descanso e para que o exercício possa ser sempre realizado de forma correta, sem forçar o músculo em demasia.
As mulheres «têm medo» de fazer flexões
Existem muitas mulheres que não gostam de exercitar os braços por terem receio do resultado estético que pode advir do exercício. Por isso, as mulheres não fazem flexões. Mas não há razões para ter medos. «É muito difícil para uma mulher desenvolver massa muscular suficiente para que fique com uma aparência grotesca e musculada», afirma a especialista. As flexões são o exercício ideal para eliminar a «gordura do adeus», debaixo do braço, que é uma das principais inseguranças das mulheres, e não é preciso fazer demasiadas repetições para que se notem resultados, desde que se tenha uma alimentação regrada.
Texto: Redação Win/Conteúdos Digitais; Fotos: DR
Siga a Revista VIP no Instagram