O campeão de natação Michael Phelps, de 32 anos, abriu o coração, pela primeira vez, sobre a longa batalha que tem com a depressão. O atleta mais medalhado de todos os tempos revela que pensou várias vezes em suicídio no auge da carreira
Phelps teve várias depressões desde os Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, e só conseguiu pedir ajuda médica depois de ter atingido o «ponto mais baixo», a seguir aos Jogos de Londres em 2012.
«Depois dos Jogos Olímpicos caí sempre num estado de depressão. Lembro-me de ter ido fazer tratamento pela primeira vez e que ia a tremer porque estava nervoso com as mudanças que aí vinham», contou em entrevista à CNN.
Internou-se numa clínica de reabilitação e, aos poucos, começou a falar sobre os seus sentimentos. «Eu era muito bom em compartimentar coisas e a arrumar coisas sobre as quais eu não queria falar», disse.
Motivado pelo estado de saúde, Michael Phelps retirou-se da competição, a seguir aos Jogos de Londres. Acabaria por voltar dois anos mais tarde e ainda competiu no Rio2014.
Atualmente, Michael Phelps, através da sua fundação, é um embaixador para a saúde mental e participa, como orador, em várias conferências sobre gestão de stress no desporto.
Michael Phelps é casado com Nicole Johnson desde 2016, com quem tem um filho, Booomer, de quase dois anos. O casal está à espera do segundo filho que está quase a nascer.
Siga a Revista VIP no Instagram