Meghan Markle recorda Lady Di e apoia causa solidária
A história por detrás das braceletes de ouro

Realeza

Os olhares atentos dos fãs da família real britânica não ficaram indiferentes às pulseiras de Meghan Markle que, afinal, têm um significado muito especial.

Qui, 19/09/2019 - 14:00

Meghan Markle lançou a coleção de roupa com a parceria da instituição de caridade Smart Works no dia 12 de setembro. Foi a primeira aparição da duquesa de Sussex em eventos oficiais após a licença de maternidade e os fãs da família real britânica estiveram muito atentos a todos os pormenores do look da mãe de Archie.

A camisa branca e as calças pretas que usou fazem parte da nova coleção. Mas o que saltou realmente à vista dos mais atentos foram as duas braceletes de ouro que a mulher do príncipe Harry usou que tem uma história verdadeiramente comovente e especial.

Uma das pulseiras em questão pertencia à princesa Diana. O príncipe Harry terá dado a jóia à mulher, que já a utilizou noutras ocasiões, em homenagem à mãe, que perdeu a vida num trágico acidente de automóvel.

A história de Javid 

O outra bracelete é assinada pela designer Pippa Small e foi feita à mão por um artesão chamado Javid, cuja vida foi atribulada por causa dos talibãs.

Javid nasceu em Cabul, Afeganistão, e aprendeu a ser ourives no Paquistão quando era jovem. A sua família foi exilada de Cabul durante o governo talibã e regressou em 2001. Javid casou-se e tem dois filhos. Atualmente, o ourives emprega homens e mulheres na sua oficina, o que o faz estar na mira dos talibãs por empregar mulheres e estrangeiros. 

A oficina de Javid já sofreu dois ataques de bomba [felizmente sem feridos] mas o afegão nunca pensou em fechar o espaço e continua a empregar mulheres e estrangeiros, pois acredita na igualdade de géneros e etnias.

Meghan Markle apoia várias causas de caridade e, ao usar esta pulseira, está a apoiar e a chamar a atenção para todos os homens e mulheres que estão a reconstruir as suas vidas no Afeganistão, depois de todos os conflitos que têm envolvido o país.

A pulseira está disponível na loja online da Pippa Small e custa 130 euros. A jóia é banhada a ouro e trabalhada à mão. Também está disponível na loja física da designer, em Londres.

Cada peça é feira à mão em Cabul por artesãos da Turquoise Mountain Foundation, que emprega jovens em trabalhos criativos. «Isto é de vital importância aqui no Afeganistão porque os jovens precisam desesperadamente de esperança neste belo país tragicamente envolvido em violência e conflito», lê-se no site da Pippa Small. 

Veja as fotos das pulseiras na nossa galeria

Texto: Redação WIN/Conteúdos Digitais; Fotos: Reuters

Siga a Revista VIP no Instagram