Meghan Markle e o príncipe Harry afastam-se em definitivo todas as funções oficiais e perdem assim os títulos reais que lhes restavam depois de terem decidido deixar de ser membros seniores da Casa Real. A notícia foi avançada pelo próprio Palácio de Buckingham esta sexta-feira, 19 de fevereiro.
Um ano depois do “Megxit”, a decisão tomada pelos duques de Sussex foi revista e a Casa Real britânica confirma agora que os pais de Archie “não vão voltar como membros ao serviço da Família Real”, pelo que se torna impossível manterem as “responsabilidades e deveres que fazem parte da vida ao serviço público”.
Desta forma, o príncipe Harry, de 36 anos, perde os títulos militares, como o de Capitão-geral da Marinha Real, e perde os títulos de mecenas das seguintes associações: a Federação de Râguebi, o Teatro Nacional, a Fundação da Rainha para a Commonwealth e a Associação das Universidades da Commonwealth.
Uma fonte próxima de Meghan e Harry contou ao Daily Telegraph que, apesar da decisão da Coroa do Reino Unido, os duques de Sussex pretendem continuar a colaborar com as organizações que apadrinharam e apoiaram enquanto membros da Casa Real, independentemente do papel que agora assumem.
“Conforme ficou evidente pelo trabalho deles no ano passado, o duque e a duquesa de Sussex mantêm o compromisso com os seus deveres e serviço ao Reino Unido e em todo o mundo”, disse.
O príncipe Harry e Meghan Markle continuam a viver em Santa Bárbara, na Califórnia, com o filho Archie, de um ano. De notar ainda que, recentemente, o casal anunciou que está à espera do segundo filho. No próximo dia 7 de março, a CBS vai transmitir uma entrevista única e reveladora que os duques de Sussex concederam a Oprah Winfrey.
Texto: Mafalda Mourão; fotos: Reuters
Siga a Revista VIP no Instagram