Matias Damásio sobre o filho Matias
«Trocaria todo o meu sucesso para ver aquele menino normal, bom»

Nacional

Numa entrevista tocante, Matias Damásio fala sobre o autismo do filho. «Não há nada mais duro na vida»

Sáb, 27/10/2018 - 14:30

Matias Damásio deu, este sábado, dia 27 de outubro, aquela que é uma das entrevistas mais marcantes e dramáticas do Alta Definição. Depois de revelar que foi vítima de abusos sexuais na infância, por parte de uma mulher mais velha, em «troca de comida», o cantor abriu o coração a Daniel Oliveira e falou do autismo do filho Matias. 

«O Matias é o nosso filho que foi diagnosticado com autismo há já sete anos, ele fez 11 anos em setembro. Estamos habituados a olhar para o Matias como a nossa relíquia, a nossa coisa poderosa», revela. 

Quando receberam o diagnóstico, Matias Damásio e a mulher choraram imenso. O menino já tinha oito anos quando chamou o cantor de pai pela primeira vez. 

«Nos primeiros dias foi muito complicado, choramos imenso, porquê nós. O primeiro diagnóstico do Matias foi surdez, mas afinal não era», revela. «Com as terapias de hoje já é uma pessoa mais sociável, já abraça. O Matias chamou-me pai pela primeira vez quando fez oito anos, foi um dia muito especial, eu estou a entrar pela porta, ele estava a ver televisão, vira-se e diz ‘pai’. Foi uma coisa que marcou muito a minha vida. Trocaria todo o meu sucesso, toda a minha carreira, tudo o que conquistei até hoje, para ver aquele menino normal, bom. Ele ter-me chamado pai foi uma coisa que de facto marcou-me muito. Uma pessoa preocupa-se muito ‘será que vai ter namorada, será que vai ser uma pessoa normal, como e que ele vai viver se por acaso a vida dá voltas e nós não estamos aqui?’». 

«Não há nada mais duro na vida»

Matias Damásio sofreu muito com a guerra na infância, passou fome, mas é o filho a maior causa da sua dor. «Depois de ter passado por toda a situação de infância, afinal eu não sofri tanto assim, ou seja há coisas muito piores, muito complicadas… o mais difícil foi ver o nosso filho, um, dois, três anos e não poder produzir uma palavra e não poder fazer um gesto e ficar sentado num sítio sem se deslocar. O mais difícil foi perceber que é uma doença que não tem cura e não se sabe de onde vem».

O menino tem memória fotográfica. «É uma das capacidades que alguns autistas têm, não se pode deixar um cartão de crédito ao lado que ele pode fazer compras. Uma vez fez umas compras de 400 e tal euros em jogo, ele decora tudo. O sorriso do Matias é tudo, quando o Matias está bem disposto e dá-me um abraço é como o Euromilhões. Tudo o que peço a Deus é viver mais tempo para vê-lo crescer e poder apoiá-lo».

Na mesma entrevista, Matias Damásio mostrou-se triste pelo facto de não saber se o filho reconhece o amor dos pais e irmãos. 

«Espero do fundo da minha alma que o Matias esteja a sentir todo o amor que a família tem para ele. Espero que ele saiba, que ele tenha noção que eu sou pai dele. Amo-o com toda a minha alma e todo o meu coração, ele é uma das pessoas mais importantes. Uma pergunta que fiz ao médico foi ‘se ele sabe?’ O medico respondeu-me ‘é provável que não’.  Não há nada mais duro na vida quando estás numa situação destas e tu não saberes se o próprio filho sente o que lhe queres transmitir.» 

Além de Matias, o cantor é ainda pai de Eli e Gabriel. «Tento dedicar o máximo a eles, os meus filhos são o centro da minha vida» 

 

LEIA TAMBÉM: Daniel Oliveira emocionado com entrevista de Matias Damásio 

Fotos: Impala e reprodução Redes Sociais  

Siga a Revista VIP no Instagram