Depois do habitual balanço sobre o número de casos de Covid-19, em Portugal, a garantiu em conferência de imprensa, que a DGS acaba de publicar uma informação sobre o uso de máscaras na comunidade.
Marta Temido referiu que existem três tipos de máscaras: Os respiradores FFP, ministra da Saúde um equipamento de proteção individual destinado aos profissionais de saúde; as máscaras cirúrgicas, que previnem a transmissão de infeções por quem as tem para outras pessoas; e as máscaras sociais ou comunitárias. Esta últimas «não são certificadas, podem ser de vários materiais de algodão ou tecido e não são para os profissionais de saúde».
A ministra da Saúde referiu que a DGS recomenda o uso de máscaras cirúrgicas a seniores, doentes crónicos, profissionais das forças de segurança, militares, bombeiros trabalhadores de funerárias ou distribuidores de bens essenciais ao domicílio.
«O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças definiu que, face à ausência de efeitos adversos do uso de máscara social, pode ser considerada a sua utilização por qualquer pessoa em espaços interiores fechados e com várias pessoas», sublinhou, referindo que o uso de máscaras é uma “medida adicional, suplementar, complementar” às medidas já recomendadas, como a lavagem das mãos, a etiqueta respiratória e o distanciamento social. A DGS lança norma sobre a utilização deste material de proteção individual esta segunda-feira, 13 de abril.
O Relatório da Direção Geral da Saúde sobre a situação epidemiológica em Portugal desta segunda-feira, dia 13 de abril, contabiliza 16.934 pessoas infetadas com covid-19. O número de mortes no País subiu para 535. O número de recuperados é de 277.
Texto: Carla S. Rodrigues
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
2Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
3Nacional
Marco Paulo
Eis o motivo para a família não herdar um cêntimo
-
4Nacional
Marco Paulo
Família ‘impedida’ de lutar por herança: “A menos que…”