As gravações d’A Serra chegaram ao fim a 13 de julho, precisamente dois meses depois da morte de Maria João Abreu. Os atores terminaram as gravações com com o sentimento de dever cumprido, partilharam já com nostalgia o final das gravações e não esqueceram Maria João Abreu, que interpretava Sãozinha na trama escrita por Inês Gomes.
A atriz foi homenageada e há quem não acredite em coincidências. É o caso de Noémia Costa que entrou na trama para substituir o percurso de personagem de Maria João Abreu. Recorde-se que a atriz sentiu-se mal durante as gravações da novela e foram José Mata e Carla Andrino que a socorreram. “Não existem acasos, ontem (13 de julho) fez dois meses que partiste querida João e fechámos Décor na tua casa com esta enorme família. Todos te lembrámos, todos te guardamos no coração. A Serra chegou ao FIM. Mas tu e o teu trabalho serão Eternos. Guardo-te do lado esquerdo do peito. Sei que estás onde moram os Bons, no Céu”, escreveu a atriz no Instagram.
Ana Marta Ferreira, que fazia de Jacinta, filha de Maria João Abreu, também quis prestar uma homenagem à atriz. “Último dia de gravações da família Grilo. A João fez a nossa família, a nossa casa, e vai ficar para sempre nos nossos corações”, escreveu na legenda da imagem que partilhou de uma foto de Maria João Abreu no décor da casa de família. A mesma imagem foi replicada por António Camelier, também ele filho da atriz na novela.
Carla Andrino, uma das grandes amigas da malograda atriz, também dedicou umas palavras. “Querida, João, eu sei que sabes porque falamos todos os dias, mas, @a_serra_oficial chegou ao fim. Se foi mágico contracenar contigo – pela primeira vez – no Burel, foi tarefa hercúlea continuar sem ti, faz hoje dois meses. VIVER contigo só no meu coração, sem te poder abraçar e dizer AMO-TE, tem sido uma dolorosa aprendizagem. Estas câmaras registaram, para a eternidade, MOMENTOS únicos de cumplicidade, ternura, empatia e verdade, entre nós. Agradeço-te por isso. A equipa toda te agradece. Portugal agradece-te. Beijinhos, querida. Até SEMPRE”, lê-se.
Outros despedidas de A Serra
Os atores começaram a dar vida às suas personagens em outubro de 2020 e ao fim de 10 meses sentem que o dever está cumprido… com muitos percalços pelo meio. Uma novela difícil de fazer por tudo o que se passou, como nos revelou Dânia Neto durante um intervalo nas gravações na Serra da Estrela a que a Maria assistiu. Ao longo destes 10 meses para lá das vezes que tiveram de parar ou reajustar planos de trabalho por alguém ter sido detetado com covid-19, Sofia Alves teve de ser operada a uns quistos nos ovários , Maria João Abreu morreu depois de complicações com um aneurisma que rebentou em estúdio, e a semana passada Carolina Carvalho também teve de ser operada de urgência.
Agora que as gravações chegam ao fim, alguns atores despedem-se de lágrimas nos olhos. João Mota, que tem encantado os portugueses com o seu Nicolau, fez questão de deixar umas palavras aos colegas e à própria personagem através das redes sociais.
“Querido Nicolau, Escrevo para me despedir. Não te volto a ver, mas serás sempre parte de mim. Só tu sabes como eu estava quando nos encontrámos… só tu sabes o que se foi passando ao longo deste tempo todo dentro do meu peito, e nunca me deixaste. Ser-te-ei eternamente grato. Mais do que um personagem, foste um amigo. Falei contigo, pedi-te ajuda, ri e sorri contigo. Choraste lágrimas que eram minhas!”, começa por escrever.
E continua: “Aprendi com este projeto que nada é “mais um”, tudo é único. E tudo é especial por ser único. O amanhã é uma incerteza e o amor é a única certeza que temos. E tanto amor que recebemos ao longo destes meses. Levo de ti a certeza de que a essência é mais importante que qualquer estatuto, e que o amor, quando verdadeiro, vence sempre. A responsabilidade de te ter conhecido tornou-se uma terapia… de confiança, de persistência, de entrega, de superação e de amor. Hoje entrego-te à tua Serra para que possas seguir o teu coração. Sei que te despedes de mim com um abraço, daqueles de verdade, que aprendeste com a tua sogra (Maria João Abreu), e com um sincero e desajeitado: – “ Confia em ti João, Sempre!”. Obrigado a todos os meus incríveis Colegas que partilharam comigo esta viagem, a toda a equipa de produção da SP Televisão, SIC, e Daniel Oliveira pela oportunidade de ter vivido está história tão bonita”, termina.
Dânia Neto e Manuela Couto despedem-se de A Serra
Dânia Neto despediu-se esta terça-feira (13) da sua Paula. “Entre sorrisos, aplausos, assobios e Lágrimas! Assim foi o penúltimo dia de gravações da novela a Serra. Mais uns bons que levo comigo no coração. Faltam muitos nestas fotos mas eles sabem que estão no meu coração”, diz.
Manuela Couto, a doce Carminho, disse adeus à sua personagem em A Serra e deixa um desabafo. “Continuo sem saber para onde vão as personagens quando param as videotapes. Mas é uma parte de nós que também desaparece. Para sempre. A Carminho é a que me vai deixar mais saudades! Obrigada a quem me amparou ao longo destes meses! Aos meus colegas , sobretudo ao meu marido, Fernando Luís, e ao meu filho Tiago Teotónio Pereira. Tanto amor e tanto riso! Aos meus colegas das equipas técnicas , artística e de produção , vocês são os meus heróis!! À equipa de escrita, liderada pela Inês Gomes , obrigada por escreverem palavras tão prazerosas de transformar em emoções!! SP Televisão, SIC, obrigada pela confiança e pela enorme liberdade de me deixarem voar todos os dias !! Daniel Oliveira parabéns por tudo o que tem acontecido na nossa ficção! Alegria e tristeza, sempre com a presença e as imensas saudades da nossa linda Maria João! Muito Amor para todos!!”, lê-se.
Texto: Ana Lúcia Sousa
Siga a Revista VIP no Instagram