A nova apresentadora do Você na TV nasceu e cresceu no Porto e foi na cidade Invicta que fez carreira profissional. Durante mais de 10 anos, Maria Cerqueira Gomes foi um dos principais rostos do Porto Canal, onde era o rosto principal do programa Olá Maria.
Maria Cerqueira Gomes tem muita experiência em televisão, mas não é só na apresentação que dá cartas. Conhecida pela sua elegância e gosto pela moda, a apresentadora tem milhares de seguidores nas redes sociais, especialmente no Instagram.
A revista VIP já entrevistou Maria Cerqueira Gomes, por diversas vezes, e adora dá-lhe a conhecer melhor a nova companheira de Manuel Luís Goucha:
VIP – Que balanço faz da sua carreira como apresentadora?
Maria Cerqueira Gomes – Tenho uma carreira sólida que, ao longo destes dez anos, foi dando passos pequenos, mas bastante consistentes e que me deixam com um certo orgulho de tudo o que fiz. Aprendi e aprendo todos os dias e continuo a ter muito prazer no que faço.
Ainda se lembra dos seus primeiros passos na profissão? Como foram?
Foram difíceis e cheios de insegurança. Dei-os como ato de superação e de brio profissional, mas custaram-me muito. Faz parte, não é?
Define-se como uma mulher com os pés bem assentes na terra. Não tem momentos em que gostaria de ser mais espontânea/sonhadora?Mais espontânea? Eu já sou um perigo nesse sentido… E acho que uma pessoa espontânea pode ter os pés na terra, pois há que racionalizar q.b.. Sonho cada vez menos… E não me orgulho disso.
Até hoje, qual foi o maior sacrifício que fez para continuar a seguir o seu sonho profissional?
Se há campo em que tenho tido sorte é no profissional. Fiz e faço os sacrifícios que todos fazem na sua profissão. Nada de mais. Cada profissão tem o seu nível de exigência e temos que lhe dedicar tempo.
É considerada uma mulher elegante. Segue as tendências de moda à risca?
Eu gosto de moda, mas não sou regida por isso. Gosto de saber o que se usa e como, mas só compro o que realmente gosto e acho que me fica bem. Gosto de estar atualizada. A par das tendências, gosto de assistir a desfiles de vários criadores, o que já faço profissionalmente, e o que é uma vantagem. Junto o útil ao agradável.
Ainda continua a preferir os ténis aos saltos altos?
Sempre! É tão bom! Não consigo fazer a minha vida do dia-a-dia com saltos altos.
O que faz para manter o corpo em forma?
Pilates e aulas com um personal trainer. A alimentação é cuidada e tenho hábitos de vida saudáveis,
mas amo comer e gosto de comer de tudo. Uma alimentação equilibrada, muita água e exercício físico são essenciais para o corpo e para a mente.
Vai com que frequência ao ginásio?
Entre o pilates e o ginásio faço três vezes por semana.
O seu maior segredo de beleza é…?
Acho que quando sorrio fico mais bonita.
Depois de chegar aos 30, sentiu-se uma mulhermais madura?
Sim, mas acredito que aos 40 é que vai ser!
Porquê?
Ainda me sinto a crescer a muitos níveis e os 30 são os novos 20! Sei que ainda tenho muito para ver, explorar e conhecer. Estes 30 têm sido anos de muita mudança.
Se recuasse no tempo, o que faria diferente?
Algumas coisas. Mas guardo-as para mim!
Foi mãe muito nova. Como recorda os primeiros momentos depois do nascimento da Francisca?
Foram momentos muito intensos e difíceis. O nosso amor venceu tudo. É para isso que serve e existe o amor, para derrubar tudo o resto.
Tem milhares de seguidores nas redes sociais e já foi classificada como uma das “instagramers portuguesas que se tem mesmo de seguir”. Qual é o segredo do sucesso que tem na Internet?
É engraçado porque tal como na televisão, as redes sociais estão a ser uma forma de me dar a
conhecer ao mundo. O sucesso acho que não foi imediato e continuo a ser uma instagramer de nicho. Mostro muito do meu dia, das minhas viagens e dos momentos com a minha filha.
Mantém uma relação próxima com os seus seguidores?
Gosto sempre de responder às muitas perguntas das minhas seguidoras sobre o que estou a usar, onde comprei… E também de agradecer o apoio.
Nasceu e cresceu no Porto. Vê-se a viver noutra cidade ou não trocaria a Invicta por nada?
O Porto é a minha cidade. É tudo tão meu, tão familiar. Amo viver aqui. Mas nos dias que correm não posso dizer que não mudo de cidade. Estamos numa altura em que tudo é tão imprevisível.
Como descreve a sua infância?
A minha infância foi vivida em família, com muita brincadeira e liberdade. A minha infância tem a cara dos meus avós, o cheiro da cozinha deles e sabe a doce! Que saudades!
Que objetivo profissional gostaria de concretizar antes dos 40?
Quero fazer um programa de viagens.
Texto: Ricardina Batista; Fotos: Impala
Siga a Revista VIP no Instagram