Maria Botelho Moniz
Desaba em lágrimas em direto após receber duras críticas de um cronista

Nacional

Maria Botelho Moniz viu a sua imagem ser criticada numa crónica de um jornal diário, assunto que a levou a desabar em lágrimas em direto. Cláudio Ramos já deixou uma mensagem de apoio à colega e amiga.

Seg, 03/04/2023 - 15:00

Maria Botelho Moniz ficou devastada depois da polémica crónica escrita por Alexandre Pais sobre a sua forma física.  Cláudio Ramos que está de férias, enviou um ramo de flores à apresentadora com uma mensagem de apoio depois da polémica crónica escrita por Alexandre Pais.

“Para a minha Maria, a apresentadora que encaixa nas minhas medidas e que preenche os espaços no coração de quem nos vê”, escreveu o apresentador. “Meu amor, estava eu aqui a tentar não falar… Agradeço ao Cláudio e a todas as pessoas que me têm feito chegar mensagens bonitas no dia de hoje. Um beijinho grande e até à manhã”, disse Maria Botelho Moniz em lágrimas.

O cronista do Correio da Manhã chegou mesmo a chamar gorda à apresentadora da TVI quando se refere a ela como “mulher simpática mas robusta, com tendência para aumentar de peso e raramente usando roupa adequada às suas características”. Segundo, Alexandre Pais, “Maria devia concentrar nesse problema, de resolução difícil, o que ele exige: disciplina e capacidade de sacrifício, muito sacrifício”.

Maria Botelho Moniz esteve em silêncio desde que Cristina Ferreira colocou uma nota de repudio à mesma crónica onde também ela era visada, não partilhou qualquer comentário sobre assunto, mas decidiu reagir na rede social de André Fernandes, um escritor que esteve como convidado do Dois às 10 há semanas.

“Quando neste dia fui à TVI, estava destruído por dentro. Senti-me nervoso, frágil e inseguro, como acho que nunca me tinha sentido em televisão. Tinha vivido um enorme desgosto pessoal, mas também tinha lançado um novo projecto e a oportunidade de falar nele e de servir o que sinto ser a minha missão tinha de se sobrepor e ser abraçada. Sentia que devia isso a quem se agarra ao meu trabalho. Mas foi difícil. Neste dia, a Maria foi uma das pessoas que mais me deu colo, sem saber que dele precisava. No olhar, no trato, no sorriso, na sensibilidade das perguntas. Quando no final lhe entreguei o beijinho de uma pessoa que nos ligava sem que ela soubesse, a Maria foi a continuação da bondade e genuinidade que já tinha sido durante a entrevista. “Vamos tirar uma selfie, para nos metermos com ele”, sugeriu ela. O que senti sobre a Maria disse-o na altura ao meu amigo, a pessoa que nos une. Mas só o partilho hoje publicamente, porque há dias em que sabe bem recebermos de volta todo o amor que damos sem esperar retorno. A Maria foi amor num dia em que me sentia sem muito. Que estas palavras do mesmo amor cheguem a ela, em contraste com o desamor que outros lhe dirigiram. A eterna beleza é mesmo a que vem de dentro. E a Maria é bela. Eternamente bela”, escreveu André Fernandes, em resposta à crónica de Alexandre Pais.

Nem Cristina Ferreira se escapa

Mas foi mais longe. “(Maria Botelho Moniz) Não estará na melhor estação para isso. Basta ver como nas ‘galas’ de domingo a sua diretora (Cristina Ferreira), de mangas a cava, exibe – e ergue em vez de proteger – os braços tomados pela flacidez do tempo e da falta de ginásio. Que olhe para Catarina Furtado e Sónia Araújo, que na RTP são exemplos de cuidado e inteligência”, acrescentou.

Cristina Ferreira repudiou todas as palavras escritas na dita crónica e garante que é um assunto para agir judicialmente. “A minha resposta está nas stories. Sou alvo todos os dias de artigos, opiniões, crónicas, humor, desamor, estudos e notícias. Não me calarei sempre que o sinta um tema geral da sociedade e que me agrida não só a mim mas às mulheres em geral. A impunidade sentida nos tempos que correm não me fazem vislumbrar um futuro risonho. Há 24 anos que me formei em ciências da comunicação e nunca, até hoje, me esqueci das regras básicas de um jornalista. Também tive sorte de ser bem educada pelos meus pais. Que ninguém tape os braços. Mas que se calem algumas bocas.”

Catarina Furtado e Sónia Araújo defendem Cristina Ferreira e Maria Botelho Moniz

Catarina Furtado não gostou de ler a crónica de Alexandre Pais e renegou o elogio que recebeu. “Não gosto de comparações quando têm a ver com o exterior”, escreve a apresentadora da RTP1 nas redes sociais.

“Não nego que gosto de receber elogios (e também não nego que tenho uma relação, até agora, amigável com o meu corpo que herdei dos meus tempos de bailarina) mas não gosto de comparações quando têm a ver com o exterior. Aliás, detesto! (…) É possível comparar maneiras de trabalhar, opções de carreira, frases proferidas, personalidades, gostos e até talento”. “Mas misturar inteligência com dietas (ou até questões de saúde) não faz qualquer sentido! É só pouco inteligente”, lê-se.

Também Sónia Araújo saltou em defesa de Cristina Ferreira e de Maria Botelho Moniz e assinou por baixo o que Catarina Furtado escreveu. “Catarina assino completamente por baixo as tuas declarações. Eu não diria melhor. Claro que também gosto de receber elogios, mas não a troco de denegrir por comparação a uma colega e por isso também devolvo”, escreve Sónia Araújo nas redes sociais, partilhando a mensagem de Catarina Furtado.

Veja as imagens na galeria em cima

Texto: Ana Lúcia Sousa

Siga a Revista VIP no Instagram