Marco Paulo está a lutar novamente contra um cancro, desta vez diagnosticado na mama. Esta terça-feira, 18 de fevereiro, o artista esteve no Jornal da Uma, da TVI, onde falou pela primeira vez sobre a doença.
«Vou fazer um esforçozinho para não chorar, porque estou muito emocionado pelas minhas fãs, pelos portugueses. a noticia soube-se ontem. Foi me detetado um tumor numa mama, debaixo do mamilo. Não liguei muito ao assunto, porque pensei que era só um assunto das senhoras. Nunca me passou pela cabeça que isso pudesse acontecer aos homens. Deixo aqui um alerta bastante forte e grande para que os homens se toquem de vez em quando nas suas mamas», começa por referir o cantor.
Ainda na mesma entrevista Marco Paulo conta o que o levou a realizar um exame que viria a confirmar o pior. «Sentia o tumor, sentia o caroço, mas não ligava muito. Pensava que era uma coisa passageira, que não ia acontecer nada. Fiz um exame e nesse primeiro exame que fiz, foi logo detetado que teria de tirar o peito porque tinha um tumor no peito. Não foi fácil, mas é mais uma luta que tenho de travar. Uma luta que muita gente trava e eu não sou diferente de ninguém. Tento agora superar o melhor possível. Não queria muito que as minhas fãs soubessem, para que ficassem mais descansadas e eu pudesse passar este problema discretamente», assume.
«Vou fazer cinco sessões de quimioterapia, de 15 em 15 dias»
Marco Paulo, que está a ser seguido no Hospital CUF Descobertas, revela ainda que neste momento está já a realizar sessões de quimioterapia e que vai seguir todos os conselhos dos médicos. «Já fiz uma quimioterapia. Vou fazer cinco sessões de quimioterapia, de 15 em 15 dias. E vou fazer aquilo que os médicos me aconselham para poder recuperar novamente», conta.
Marco Paulo conta a Ana Sofia Cardoso que o diagnóstico foi feito numa ida ao médico e que nada fazia prever este desfecho. «Fui ao médico para tratar de um problema simples – tirar um sinal que tinha no nariz – e a doutora que me consultou perguntou se eu tinha mais algum problema. Um familiar e uma amiga que estavam comigo disse para ver o meu peito. Ela veio apalpar-me o peito e notou que havia qualquer coisa que não estava bem. Tinha de ir fazer imediatamente exames. No dia dos meus anos fui operado. Foram três horas de operação em que me foi tirado o peito direito. Foram logo rapidamente resolver a situação e agora estou a recuperar.»
Lavado em lágrimas
Já perto do final da conversa Marco Paulo acabou mesmo por se emocionar pelo carinho que tem recebido do público e de quem tanto gosta. «As pessoas sabem o quanto as amo, o quanto gosto delas. Pediram-me tanto para não chorar hoje, mas eu não sou de pedra, não sou de ferro. Sou humano. Só eu é que sei o que estou a atravessar neste momento. Quero é que me dêem força e que não me deixem ir abaixo», confessou emocionado.
Marco Paulo está decidido a manter o sorriso que tanto o caracteriza, assim como a sua alegria de viver e ver a vida.
Quanto aos próximos espetáculos o cantor revela ainda que espera não vir a cancelar nenhum concerto mas que essa é ainda uma conversa que tem de ser discutida com a produtora. «Espero, seja de que maneira for, fazer o meu concerto a 21 de março. […] se tiver de acontecer, acontece. Não sou de ferro, mas marca se para outra data. Vou fazer todos os possíveis para subir ao Super Bock arena, no Porto».
A minha vontade de vencer mais esta batalha é grande
Marco Paulo confia na sua fé para conseguir superar o problema de saúde mas tem noção da grande batalha que tem pela frente. «Estou sempre de pé atrás a saber se ultrapasso ou não. A minha fé, a minha força, a minha coragem, a minha vontade de vencer mais esta batalha é grande. Ninguém gosta de estar doente, de ter uma doença grave, e eu vou tentar ultrapassar. sei que tenho o apoio de portugal. As minhas lágrimas não são de coitadinho. Custa-me muito!»
O cantor termina a entrevista a fazer um pedido de desculpas aos fãs por não ter conseguido controlar as lágrimas.
Texto: André da Silva Carvalho e Dúlio Silva; Fotos: Impala e DR
Siga a Revista VIP no Instagram