Marcelo Rebelo de Sousa vai ser operado a uma hérnia inguinal com oito centímetros no Hospital das Forças Armadas, em Lisboa, tal como a NOVA GENTE avançou em primeira mão. O anúncio foi feito esta quinta-feira, 18 de novembro durante o Mercado Solidário Novo Futuro – Rastrillo 2021 e a operação vai realizar-se antes do Natal.
O chefe de Estado recordou que em 2017 foi operado de urgência a uma hérnia umbilical no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, porém não foi possível “fazer uma dupla intervenção”.
“Vou operar agora, atendendo a que no ano que vem tenho grandes deslocações, e é prudente evitar que ela estrangule, embora esteja muito bem e por mim viveria com esta hérnia. Resumindo, imediatamente antes do Natal farei uma pequena intervenção”, revelou Marcelo Rebelo de Sousa.
A operação, apesar de ainda não ter data marcada, tem como objetivo evitar que a hérnia “estrangule” e terá, em média, “oito a dez dias de recuperação”, avançou. O Presidente da República referiu ainda que as “festas do Natal serão reduzidas ao mínimo”.
Em outubro de 2019, Marcelo Rebelo de Sousa foi submetido a um cateterismo cardíaco no Hospital de Santa Cruz, em Oeiras.
O que é uma hérnia inguinal?
A hérnia inguinal – também conhecida pela hérnia na virilha – ocorre quando os tecidos do interior do abdómen saem por um ponto fraco da parede muscular abdominal na região inguinal, formando uma tumefação.
Esta pode se estender pela virilha e deslocar-se para dentro do escroto. Estas são mais comuns entre os homens e há dois tipos de hérnia inguinal: direta e indireta.
A hérnia não melhora nem desaparece naturalmente. No entanto, pode causar complicações graves, com risco de vida.
Texto: Carolina Sousa; Fotos: Arquivo Impala
Siga a Revista VIP no Instagram