Marcelo Rebelo De Sousa
O primeiro dia como Presidente da República

Nacional

No primeiro discurso, Marcelo prometeu ser o Presidente de todos sem exceção

Qua, 09/03/2016 - 16:07

Marcelo Rebelo de Sousa tomou, esta quarta-feira, posse como Presidente da República perante mais de 500 convidados. No seu primeiro discurso como chefe de Estado, prometeu ser o Presidente de todos sem exceção. “É para Portugal, para cada Portuguesa e para cada Português que vai o meu primeiro e decisivo pensamento. Feito de memória, lealdade, afeto, fidelidade a um destino comum”, afirmou.

O rei Felipe VI de Espanha foi um dos inúmeros convidados notáveis que assistiram ao momento, assim como Filipe Nyusi, presidente moçambicano, e Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia. 

Fica ainda a nota que Marcelo surpreendeu ao chegar à Assembleia da República a pé e não de carro, vindo de casa dos pais, situada na Calçada da Estrela, trocando assim as voltas aos jornalistas e responsáveis do protocolo ao surgir pelo lado direito. 
 
Além de ser o 20.º Presidente da República, Marcelo é o quinto depois da revolução do 25 de Abril.

Depois da tomada de posse, depositou flores nos túmulos de Camões e de Vasco da Gama no Mosteiro dos Jerónimos. De seguida, deu o primeiro almoço no Palácio de Belém, onde reuniu novamente vários convidados ilustres. Robalo ao vapor foi o prato principal servido. 

À tarde, esteve na Mesquita Central de Lisboa numa cerimónia que contou com a presença de muçulmanos, católicos, evangelistas, adventistas, judeus e budistas. 

Pelas 18h15 está marcada a condecoração de Aníbal Cavaco Silva com o Grande Colar da Ordem da Liberdade, no Palácio da Ajuda. 

O dia vai terminar na Câmara Municipal de Lisboa, onde decorrerá um espetáculo musical. 

  
Fotos: Tito Calado e Reuters 

Siga a Revista VIP no Instagram