Marcelo Rebelo de Sousa ligou para Luís Pitarma, o enfermeiro português que cuidou de Boris Johnson quando o primeiro-ministro britânico esteve hospitalizado devido à covid-19. O jovem, de 29 anos, natural de Aveiro, estava transtornado com a exposição mediática consequente do agradecimento público que recebeu por parte de Boris Johnson, mas foi acalmado pelo Presidente da República. Esta revelação foi feita a Cristina Ferreira, que esta segunda-feira, dia 13 de abril, “recebeu”, através de videochamada, a mãe do enfermeiro português.
Luís Pitarma está a trabalhar em Londres há cerca de seis anos – há dois a trabalhar no serviço de cuidados intensivos do Hospital St Thomas’s, onde o primeiro-ministro britânico esteve hospitalizado.
“Ele nunca gostou de muito protagonismo”
Edite Pitarma contou alguns pormenores sobre a situação profissional e emocional que o filho vive em Londres e revelou que o foi o nosso Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, «que o acalmou».
Isto porque Luís já está a sentir o mediatismo das declarações proferidas por Boris Johnson. À família, o enfermeiro revelou estar a ser contactado por vários meios de comunicação social de todo o mundo, o que o transtornava. O que lhe valeu foi mesmo… o nosso Presidente. «Felizmente foi o nosso Presidente da República que o acalmou. Ele acalmou a partir daí porque ele estava muito transtornado. Ele nunca gostou de muito protagonismo», referiu Edite.
Numa nota publicada no site da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa agradeceu «o especial reconhecimento apresentado pelo Primeiro-Ministro britânico, Boris Johnson, ao enfermeiro português Luís Pitarma pelo seu trabalho e vigilância durante o internamento nos cuidados intensivos» e revelou que já transmitiu pessoalmente o seu agradecimento ao enfermeiro português.
No mesmo comunicado, o Chefe de Estado aproveitou para enaltecer também «o empenho de todos os profissionais de saúde portugueses que em Portugal e em todo o mundo estão a prestar uma ajuda decisiva no combate à pandemia. Uma palavra de estímulo que se dirige ainda aos profissionais de outras nacionalidades que, reforçando o Serviço Nacional de Saúde, prestam um serviço inestimável a Portugal».
«É também por eles que reforça o apelo para que, quem pode, permaneça em casa e cumpra as orientações das autoridades de saúde», lembrou Marcelo Rebelo de Sousa.
Texto: Marisa Simões e Filipa Rosa; Fotos: DR e Impala
Leia a VIP sem sair de casa
Vivemos tempos de exceção, mas mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador. . . .
Eis os passos a seguir:
1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt
2- Escolha a sua revista
3 – Clique em COMPRAR
4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA
5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento
6 – Não tem conta PayPal? Não há problema! Pode pagar através de transferência bancária!
E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
2Nacional
Marco Paulo
Eis o motivo para a família não herdar um cêntimo
-
3Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
4Nacional
Marco Paulo
Afinal, irmãos e sobrinhos ainda podem conseguir ‘reclamar’ parte da fortuna: “Se assim for…”