Capadócia
Maravilhas da natureza

Famosos

Capadócia, na Anatólia Central, é o resultado das erupções vulcânicas na região, que, juntamente com a erosão provocada pelo
vento e pelo rio Kizikirmak, há mais de dez mil anos, originaram as rochas chaminé que são uma maravilha da natureza

Qui, 01/08/2013 - 23:00

A República da Turquia é um país euro-asiático localizado na Ásia e no leste da Trácia, no sudeste da Europa. É uma região vasta e variada, que ostenta incríveis paisagens e belezas naturais cercadas por quatro mares diferentes: o Mediterrâneo, a sul; o mar Egeu, a sudoeste-oeste; o mar Negro, a norte; e o mar de Mármara, que juntamente com o Bósforo e o Dardanelos formam os Estreitos Turcos, que demarcam a fronteira entre a Trácia e a Anatólia, e separam a Europa da Ásia.

Dos inúmeros sítios para visitar, há dois locais com paragem obrigatória: Capadócia e Pamukkale. Capadócia, que é o nome comum da área abrangida pelas províncias de Aksaray, Nevsehir, Nigde, Kayseri e Kirsehir na região da Anatólia Central, é única no mundo.

Como resultado das erupções vulcânicas na região, foi formado um grande planalto de tufos vulcânicos e, juntamente com a erosão provocada pelo vento e pelo rio Kizilirmak, há mais de dez mil anos, originaram as rochas chaminé que são uma maravilha da natureza.

Os santuários rupestres de Capadócia, pilares, colunas, torres e obeliscos que atingem alturas de 40 metros, são o exemplo espetacular dos efeitos da erosão e constituem uma realização artística ímpar. Por sua vez, Pamukkale, que é conhecido como o Castelo de Algodão, é uma montanha coberta por rocha branca calcária, que há milhões de anos é esculpida pelos sulcos de água que ali correm e que lhe concederam um aspecto único e de rara beleza.

As águas termais, contendo principalmente sais de cálcio e dióxido de carbono, brotam do chão a 35 graus e formam piscinas de água azul– turquesa. A água de Pamukkale é famosa pelas suas propriedades de cura para os males da asma e reumatismo, e pelos seus benefícios para os olhos e para a pele.

As fontes termais têm sido usadas desde os tempos dos romanos devido aos seus poderes terapêuticos. Se procura lugares mágicos que o deixem deslumbrado, estas duas localidades são ideais. Prepara-se para ser surpreendido por estes pequenos paraísos na Terra.

Texto: Nuno Manuel Dias; Fotos: Thinkstock e Impala

Siga a Revista VIP no Instagram