Manuel Luís Goucha responde a Cristina Ferreira
«Não vou demorar um minuto do meu precioso tempo com a audiência do lado!»

Nacional

Goucha e Maria Cerqueira Gomes formam a nova dupla do programa Você na TV e o caminho não tem sido fácil. Ainda assim, o apresentador acredita na aposta e assume: «Ou era ela, ou não era nenhuma»

Qui, 17/01/2019 - 10:12

Era público: O Programa da Cristina tinha estreia apontada para a primeira segunda-feira do ano, dia 7 de janeiro. Sabendo desta informação, depressa a TVI delineou estratégias para combater a nova estrela da SIC e foi buscar Maria Cerqueira Gomes ao Porto Canal, por sugestão de José Eduardo Moniz. Assim que a viu, Manuel Luís Goucha gostou da nova parceira e, hoje, admite: «Ou era ela, ou não era nenhuma».

Por antecipação à concorrência, a estação de Queluz avançou também com uma data de arranque: quarta-feira, dia 2 de janeiro. Porém e, apesar da estreia apoteótica, a nova dupla parece, até ao momento, não estar a convencer os portugueses. «O público tem de perceber que era impossível estarmos os dois em ponto de caramelo logo no primeiro dia», começa por justificar Maria Cerqueira Gomes, numa entrevista exclusiva que a revista Lux conseguiu com os dois apresentadores.

 

«Preciso muito de colo»

Quase duas semanas depois, as comparações entre Cristina Ferreira e nortenha são inevitáveis. Preparada para o que aí vinha, Maria Cerqueira Gomes assume fragilidades. «Tinha uma noção clara (…) que iria ser comparada, iria ser massacrada e ainda bem que tenho arcaboiço para isso tudo! Sou muito calma (…) mas preciso muito de colo. Aliás, no dia 1 de janeiro mandei uma mensagem ao Manel a dizer que precisava de um abraço».

 

É neste contexto que o veterano intervém: «A dupla Cristina e Goucha não se repete, agora existe uma dupla que é Maria e Goucha, que é completamente diferente.» As diferenças estão à vista e, por enquanto, não estão a ser fáceis de processar, mas Manuel Luís Goucha continua a acreditar na dupla. «Não se podem fazer comparações, aliás, são injustas! Contudo, é inevitável que se façam, mas estas duas semanas estão a ser muito desafiantes, porque nos estamos a conhecer televisamente e pessoalmente também», acrescenta, ainda. «Curiosamente, temos muitos pontos em comum.»

 

Trabalhar na TVI? «Era um sonho que não tinha»

Maria Cerqueira Gomes é, sem dúvida, um dos grandes nomes do momento. Num ápice, para não deixar escapar a oportunidade, largou o Porto, a sua cidade do coração, e a família para se dedicar a um novo projeto que, agora, admite, nunca ambicionou. É que fazer «daytime» em estações como a SIC ou a TVI «era um sonho que não tinha»… Ainda assim, «era uma oportunidade e o comboio só passa uma vez»… e ela apanhou-o.

No entanto, é indesmentível que o novo enquadramento de vida a apanhou desprevenida. Ainda a processar a informação, o rosto mais recente das manhãs da televisão portuguesa, relativamente ao futuro, não tem certezas, mas já sabe que o «para sempre» não lhe assenta bem. «Se me perguntarem se quero fazer isto para o resto da minha vida, não quero! Quero aproveitar esta experiência, aprender o mais que posso e depois logo se vê.» Agora está focada no presente… Duas semanas após ter-se mudado para Lisboa, a menina do norte faz duas viagens por semana para a sua Invicta. É que é lá que continuam os dois filhos, Francisca, de 15 anos, e João, de 15 meses, e o namorado, António Miguel Cardoso. «Era tão mais fácil se o programa fosse no Porto», deixa escapar a nova apresentadora do Você na TV.

 

«Certamente que não tardará para equilibrar as coisas»

A verdade é que a dupla não está a vingar. Habituado a estar no topo das audiências, o novo parceiro de Maria Cerqueira Gomes já estava a contar com este cenário. «Sabíamos perfeitamente que a Cristina iria ganhar, por curiosidade, nos primeiros dias, mas as coisas depois assentam. Não me abalou nada! Não me sinto minimamente abalado pelo facto de a Cristina ganhar, porque não é esse o problema», refere, cheio de certezas.

Focado no seu próprio trabalho, Manuel Luís Goucha nem se preocupa em espreitar a sua maior concorrente. «Não vou demorar um minuto do meu precioso tempo com a audiência do lado! A Cristina está a fazer o seu caminho e nós vamos fazer o nosso», adianta. «Certamente que não tardará para equilibrar as coisas. Ela irá ganhar umas manhãs, nós iremos ganhar noutras e iremos empatar ainda noutras. Isso é que é saudável! Até é um exercício de humildade pensar que, depois de 14 anos sempre a ganhar, a concorrência é criativa e feroz. Acho que o exercício é muito estimulante para a equipa», esclarece, revelando uma postura firme que não se deixa intimidar pelos resultados atuais.

 

Casa de Manuel Luís Goucha continua a ser território proibido

É facto que a dupla Maria/Goucha ainda tem muito por provar, mas, resultados à parte, há espaço para uma possível amizade. «Cheguei àquela idade maravilhosa em que não ando aqui a guerrear contra ninguém, a não ser contra mim próprio. Portanto, é abraçar a pessoa que tenho ao meu lado. Se nós não funcionarmos, o programa não funciona. Não vale a pena estarmos a inventar uma dupla», desvenda o apresentador.

Questionada se já foi à casa de Manuel Luís Goucha, Maria Cerqueira Gomes nem tem tempo de responder. «Nem a Cristina lá foi! Nem nunca fui à casa da Cristina! Ela só foi ao monte», adianta Goucha, dando a entender que a própria casa continuará a ser território privado.

Sobre o (pouco) contacto que o apresentador tem tido com Cristina Ferreira, Goucha esclarece: «Ainda há dias estive com a Cristina e o que nos rimos e falámos um com o outro. Agora, não tenho visto a Cristina. A minha relação é tal e qual o que era em termos de afeto, e dela para mim, agora não estamos é juntos como estávamos, porque, entretanto, estamos a lutar cada um para seu lado. A amizade mantém-se.»

Texto: Tânia Cabral: Fotos: Instagram

 

Siga a Revista VIP no Instagram