Manuel Luís Goucha é um dos mais acarinhados apresentadores da televisão nacional e, neste dia de Natal, celebra 65 anos. Goucha nasceu em Lisboa mas cedo se mudou para a Figueira da Foz e, depois, para Coimbra. Chegada a maioridade, mudou-se para a capital, onde começou uma carreira no teatro.
A carreira televisiva começou no final da década de 1970, na RTP, estação onde permaneceu ao longo de mais de duas décadas, até à mudança para a TVI, em 2003 (canal onde tinha estado anteriormente, em 1993, no programa Momentos de Glória).
Os 65 anos de Goucha coincidem com um ano de transformações. Em 2018, disse adeus a Cristina Ferreira, a sua parceira de apresentação nas manhãs da TVI ao longo de 16 anos. A mudança de Cristina para a SIC significou também a perda da liderança do Você na TV!. Ganhou uma nova parceira, Maria Cerqueira Gomes, mas a vitória nunca apareceu. Meses de luta e desafios que o levaram a confessar, em novembro: «Sinto que este ano envelheci dez anos. Mas não foi por minha culpa, foram danos colaterais».
Com contrato até 2022, a estrela da estação de Queluz de Baixo já tem planos para a reforma. Em entrevista a Iva Domingues, no Canal 11, Goucha revelava que voltar para o Alentejo, onde tem o seu monte, em Monforte, é um objetivo.
«Quero ir para o Alentejo a tempo inteiro»
«É muito claro na minha vida que eu já não quero fazer programas diários. Esta coisa de fazer três horas por dia é bom, muito agradável, mas depois são mais três horas a trabalhar em casa, não quero mais isso. Eu quero depois voltar, quero ir para o Alentejo a tempo inteiro e depois talvez faça um semanal, um programa de histórias, o MasterChef.», afirmou.
No início deste ano, o apresentador da TVI esteve indiretamente envolvido noutra polémica… e tudo por causa do marido. Rui Oliveira, que começou 2019 a fazer participações nas manhãs da TVI, teceu duras críticas à estação de Queluz de Baixo. A troca de acusações entre o marido de Manuel Luís Goucha e a TVI arrastaram-se ao longo de semanas e Rui tornou-se persona non grata no canal. Sempre diplomata, o apresentador manteve-se à margem da polémica.
«Eu faço uma gestão impecável de tudo o que tenha a ver com a emoção e não misturo a minha vida afetiva com a minha vida profissional. Se o Rui está magoado com alguma coisa terá as suas razões. Se o Rui tem alguma mágoa em relação à TVI ele terá de resolver isso com a TVI ou não. Eu não me meto, eu não posso deixar que isso inquine o meu dia a dia com o Rui , estamos a falar de uma relação de 20 anos», disse Goucha em março passado.
Juntos há quase duas décadas, Manuel Luís Goucha e Rui Oliveira casaram-se numa cerimónia secreta, em abril de 2018. O casamento foi noticiado em primeira mão pela TV 7 Dias.
A poucas semanas da oficialização da compra da TVI pelo grupo Cofina, detentor da CMTV e do Correio da Manhã, adivinha-se um turbilhão de transformações para os lados de Queluz de Baixo. O possível fim do Você na TV! e a também provável mudança de Maria Cerqueira Gomes para o Porto deixam no ar também transformações na vida de Manuel Luís Goucha.
Texto: Raquel Costa | Fotos: Arquivo Impala
Siga a Revista VIP no Instagram